top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Prefeito almoça com presidente

No sábado, dia 4 de janeiro, o JC publicou, em primeira mão, que o presidente Jair Bolsonaro viria para o Guarujá. Ontem, sexta (10), no Forte dos Andradas, o presidente recebeu o prefeito Válter Suman, e almoçaram juntos. O prefeito pediu apoio para projetos da Cidade (aeroporto entre outros). No ato, Bolsonaro contatou o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que se colocou à disposição. Suman agradeceu a atenção e presenteou o presidente com um letreiro “Eu Amo Guarujá”. O prefeito ficou impressionado com a simplicidade de Bolsonaro. “Queremos justiça”

O leitor do JC Valmir Severino, aposentado da Ultrafértil, esteve na porta do Forte dos Andradas com um grupo de beneficiários da Petros, tentando levar ao presidente uma carta solicitando à Bolsonaro a suspensão do plano de equacionamento no fundo de pensão. Segundo o grupo, a proposta pode reduzir os vencimentos dos trabalhadores em até 85%. “Só queremos justiça, e o presidente Bolsonaro é o único que pode nos ajudar” afirmou Valmir. Novo presidente PSD O novo presidente do PSD de Guarujá é o secretário adjunto de Governo, Alex Monteiro. O vereador Toninho Salgado ficou como vice. Quem duvidar, basta entrar no site do TSE e conferir. 

PSDB na Justiça Durante a semana, o site do Jornal da Cidade divulgou, também em primeira mão, que o presidente do PSDB de Guarujá, Sandro Mastellari, assumiria o cargo de secretário adjunto de Turismo da Cidade. A informação bombou nos meios políticos, e repercutiu em todo o litoral.

PSDB na Justiça 2 Na publicação, informamos que poderia haver a “judicialização” do PSDB de Guarujá, tendo em vista que a estadual e a nacional se posicionaram pela pré-candidatura para prefeito do advogado André Guerato. 

PSDB na Justiça 3 Não deu outra, a estadual (e nacional) interveio no diretório municipal, nomeando uma “comissão interventora” tendo Guerato como presidente. 

PSDB na Justiça 4 Em contato com o JC, o presidente (ex?) do diretório Sandro Mastellari disse que já estava reunido com advogados e irá entrar na Justiça para requerer seus direitos. Disse que foi eleito legitimamente por filiados e que não presidia uma comissão provisória. Mas sim um diretório definitivo. Pelo visto, essa briga pode ir longe.

Caio x Frota O deputado federal Alexandre Frota (PSDB), em uma rede social, teceu críticas à administração do Guarujá. Elas foram respondidas pelo deputado estadual Caio França (PSB). França afirmou que “Suman tem feito a melhor administração dos últimos tempos no Guarujá. Prova disso é a aprovação dele em todas as pesquisas de opinião já divulgadas...”. 

Sabesp contra? 

São muitas as reclamações de consumidores (leitores) contra a Sabesp do Litoral, especialmente no Guarujá, onde o gerente local é Andrenandes Sincerre. Em plena Pitangueiras, ele permite que o esgoto jorre a céu aberto e polua a praia, onde banhistas locais e de São Paulo entram no mar. Os protocolos de reclamação de nada parecem adiantar. Andrenandes também parece não se importar com publicações contra a empresa na mídia (imprensa, TV e redes sociais). O desrespeito da Sabesp com o consumidor acaba colocando a população contra o govenador João Dória. 

Nos bairros da periferia, a coisa é ainda pior. A falta de água é uma realidade. Há reclamações de moradores em mais de uma dezena de bairros, que afirmam não ter água nas torneiras das suas casas há uma semana. É uma nítida demonstração de desrespeito com a população e incompetência da Sabesp, que parece estar trabalhando contra a Cidade. O atendimento da Sabesp está tão ruim que até o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, que é do PSDB, partido do governador Dória, multou a empresa (Guarujá também já havia aplicado multa). Fila nas balsas A travessia de balsas Guarujá – Santos se superou nesta temporada, pela incompetência. A quantidade de reclamações da demora na fila dos dois lados das Cidades está grande. Em campanha, o governador João Dória prometeu uma ponte. Prometeu também privatizar a Dersa – por enquanto, nada. Até quando? Mais um ano que entra e a Unaerp continua lá, ocupando terreno e prédio públicos sem pagar aluguel, nem IPTU. A Unaerp teve seu contrato renovado antecipadamente, sem licitação, publicidade e quando a secretária de Educação da PMG era Priscilla Bonini, diretora da Unaerp. Leitores perguntam porque Câmara, Prefeitura e MP permitem tudo isso. 

Novo presidente PSL Conforme antecipamos aqui no JC, o ex-vereador Gilberto Benzi assumiu o PSL de Guarujá. A vice-presidência e a secretaria geral ficaram, respectivamente, com Cesar Ibraim David e Jesus Alves dos Reis. Benzi apoiou Suman no segundo turno da última eleição, mantém cargos indicados em secretarias e deve apoiar a reeleição de Suman. No Guarujá não? Qual seria o motivo da Terracon não investir no Guarujá em construções e apoio a eventos da Cidade? Em Praia Grande isso já é uma realidade. 

Bicicletário Os ciclistas de Vicente de Carvalho aprovaram os bicicletários instalados pela prefeitura em toda a extensão da Avenida Thiago Ferreira. “Ouvimos os ciclistas trabalhadores e atendemos a essa antiga reivindicação” disse o prefeito Suman. Intervenção no HSA

Em contato com o JC, médicos que atuam na Cidade dizem que fica difícil o Hospital Santo Amaro melhorar, se o presidente é o mesmo, o advogado Urbano Bahamonde. Os profissionais querem uma intervenção da Prefeitura no HSA, reclamam que o presidente Urbano “age como um ditador, ou rei”. Explicam que ele possui ramificações em todos os segmentos do HSA e manipula a gestão do hospital da forma que ele quer. “Não adianta o prefeito Suman mandar mais dinheiro, com esse presidente, o HSA não vai melhorar”, afirmou um deles, desalentado.

bottom of page