top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

O Movimento Guarujá 2034 e o contrato da Unaerp até o ano de 2047

A reportagem do JC cobriu parte da última reunião do Movimento Sociedade Civil Guarujá 2034, na Unaerp. O tema: “Construindo hoje ações estratégicas para o Guarujá que queremos amanhã”.

No encontro foram discutidas oportunidades de desenvolvimento da Cidade para as próximas décadas. Um interessante mapeamento da Cidade foi formulado pelos presentes aos mediadores Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR) e da consultora Márcia Santin. No referido mapeamento, os temas apresentados foram discutidos se eram problema, oportunidade ou solução. Notamos as presenças de importantes empresários e representantes de associações.

Detalhe: todos os empresários presentes pagam IPTU e aluguel (se não forem proprietários dos seus pontos). Após o encontro, pelo menos dois participantes da reunião questionaram o JC, se a utilização do terreno e prédio públicos da Unaerp é solução, problema ou oportunidade (para quem?) na Cidade. Para eles, o palestrante precisa saber que a Unaerp ocupa todo aquele espaço público valorizado do seu campus sem pagar aluguel, nem IPTU; que o contrato da Unaerp foi renovado, de forma antecipada até o ano de 2047 sem licitação, nem publicidade, quando a diretora da Unaerp, Priscila Bonini era secretária de Educação. O prédio não seria melhor utilizado para um hospital, como defendem alguns? Ou para a Prefeitura ocupar o espaço e economizar milhões por ano em aluguéis, levando desenvolvimento para aquela região? E ainda questionaram eles: “Qual o motivo de a Unaerp não construir um prédio próprio? Tem outras questões importantes: o futuro Conselho Guarujá 2034 permitirá que um (ou dois) presidente seja reeleito eternamente, como ocorre na ACEG Guarujá, onde o atual presidente nem poderia ocupar o cargo (moralmente) por possuir um mega-quiosque-restaurante em Pitangueiras, e depender de autorização da Prefeitura para permanecer no local, o que o impede de defender os interesses dos empresários que deveria representar? O JC acredita na seriedade do movimento e o apoiará, entretanto, se é para discutir de forma séria, é necessário abordar todos os temas, sem privilégios, nem proteções. Até porque, dos presentes ao encontro, a única privilegiada que não paga IPTU, nem aluguel, é justamente a Unaerp (Priscilla), local escolhido para a reunião. Os que reclamam parecem cobertos de razão.

..................................................................................................................................................................

Demora muito

Erroneamente, publicamos em edições anteriores que o tempo de liberação para alvarás de reformas em obras pela Seinfra - PMG (Adilson Jesus) era de 40 dias. Na verdade, conversando com representantes do segmento, fomos informados que a demora, é de até 90 dias (três meses). Há cerca de oito anos como secretário, Adilson Jesus ainda não conseguiu agilizar nem informatizar o procedimento que gera insatisfação e prejuízos para a PMG?

Deu o que falar

Repercutiu, e muito, a capa da edição passada, quando o JC publicou matéria baseada em dados oferecidos pelo secretário adjunto de Governo Alex Monteiro, sobre a iluminação na Cidade. Alex está no grupo de secretários que atendem e retornam telefonemas ou Whatsapp da imprensa, assim como faz o prefeito Suman.

Em alta

O secretário de Cultura e Turismo Marcelo Nicolau está em alta. Trabalhador e comunicativo, ele tem se destacado pela facilidade de diálogo com interlocutores e o bom trabalho desenvolvido enquanto secretário. Está entre os nomes do primeiro escalão mais próximos do prefeito e da primeira-dama.

Reclamações

Se o secretário Nicolau está em alta, o mesmo não se pode dizer sobre a diretoria de Cultura. Instituições antigas e respeitadas na Cidade reclamam ao JC de falta de atenção, e criticam o prestígio e preferência para artistas de fora da Cidade. É preciso respeitar as associações que promovem a cultura raiz na Cidade. Nada menos que quatro associações reclamaram. Fica o alerta.

Dia do Fico

Em entrevista exclusiva para o programa Welinton Andrade e ao Jornal da Cidade, o prefeito Válter Suman confirmou que fica no PSB de Márcio França. “Não podemos abandonar quem nos ajudou quando atravessávamos o deserto”. Gratidão.

PSB, PTB, PSD e MDB

Na mesma entrevista, Suman informou já contar com o apoio do PSD, PTB e MDB. O prefeito não fugiu das perguntas nem foi evasivo. Falou sobre a realização de shows nas praias, ciclofaixas na orla e a volta do “Verão Vivo da Band”. Confira a íntegra da entrevista nas páginas 6 e 7.

Mais um ficou

O pré-candidato a prefeito Miguel Calmon não saiu do PRTB, como chegou a ser veiculado em alguns órgãos de imprensa. O presidente Paulo Cochola disse ao JC que foram bem recebidos pelo governador, mas que Calmon continua filiado ao PRTB. Cochola pretende, no início do ano, levar o pré-candidato para um encontro com o General Mourão, vice-presidente da república.

No PSDB

Após o prefeito Suman confirmar para o JC que ficará no PSB, e não ter dado certo a ida de Calmon para o PSDB, quem está cotado, agora, para o ninho Tucano, via São Paulo, seria o pré-candidato André Gueratto.

No PSDB 2

Entretanto, gente do próprio PSDB informou que as articulações com o prefeito Suman não terminaram. Então, aguardemos.

Radialista

Em contato com o JC, o radialista Hailton Silva confirmou sua candidatura para vereador no ano que vem. Hailton é conhecido e querido na Cidade. Boa sorte

Nova Usafa

O prefeito Válter Suman confirmou ao JC que dará prioridade para inaugurar a Usafa da Santa Cruz dos Navegantes já no ano que vem. A Prefeitura vai viabilizar o terreno, enquanto o vereador Nequino já conseguiu para a obra mais de R$ 1,5 milhão em emendas próprias do vereador e dos deputados André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal).

Mão certa

Avesso à exposição na mídia (ele prefere ressaltar o trabalho da sua equipe), o diretor de Trânsito Alexandre Cabanas está desenvolvendo um trabalho que tem levado munícipes a elogiarem a administração. Óbvio que ainda há muito serviço pela frente. Mas o trabalho parece estar na mão certa.

Pitangueiras

As noites de verão vão ficar mais bonitas e seguras na orla da Praia de Pitangueiras, que teve sua iluminação ornamental inaugurada. Já são mais de R$ 20 milhões investidos em serviços de iluminação e requalificação das praias da Cidade. Nesse pacote incluem-se também Astúrias, Tombo e Enseada.

Pitangueiras 2

O local recebeu mais de 370 pontos de luz entre luminárias e refletores tipo LED, que iluminam mais e consomem menos energia. O serviço beneficiou a faixa de areia, calçadão e o trecho que compreende a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com a Rua Santo Amaro, no Centro.

Chega de pedágios

Uma audiência pública debateu ontem (sexta) a implantação de novos pedágios na Baixada Santista. Organizada por uma Frente Parlamentar coordenada pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, o encontro “Chega de Pedágios” contou com a presença de deputados da região, para discutir a proposta da Artesp de concessão de rodovias na Baixada (Padre Manoel da Nóbrega) ou de acesso à região (Mogi-Bertioga), e a intenção de instalar novas praças de pedágio em uma área que, segundo a frente, não suporta mais nenhuma.

Formaturas

Em Guarujá, uma nova etapa se inicia na vida de quase 2.500 alunos da Rede Municipal de Ensino. Eles participaram da formatura unificada, evento que aconteceu na última semana, na sede do Sest/Senat. A realização foi da Prefeitura de Guarujá, por meio da Sedel (secretário Renato Pietropaolo).

Moro, o problema

Até bem pouco tempo, a inflexibilidade do ministro Sérgio Moro era um problema para o presidente Bolsonaro. Eram só ataques e reclamações contra o ministro.

Moro, a solução

Hoje, o ex-juiz da Lava-Jato circula com certa facilidade nos meios políticos e as pesquisas apontam que ele é o ministro mais conhecido da população. A dúvida é se ele assume o cargo de ministro do Supremo ou continua na política e seria vice de Bolsonaro (ou candidato à presidência, no caso de ser expurgado do governo).

bottom of page