top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

População de pombos será discutida no dia 29, na Afpesp

A população de pombos em Guarujá e na Baixada Santista será tema de encontro realizado pela Prefeitura, que acontece no próximo dia 29 (sexta-feira), no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp) – Astúrias. O evento ocorrerá das 14 às 17 horas e terá a presença do prefeito de Guarujá, Válter Suman, além de convidados. O encontro é voltado aos agentes do controle de endemias, comunitários de saúde (ACS), sendo dois representantes de cada unidade básica (UBS) e de saúde da família (Usafa), além das equipes de vigilância epidemiológica, sanitária e de zoonoses. A preocupação da Prefeitura de Guarujá acerca da importância em debater o assunto, ocorre devido às duas mortes registradas neste ano na Baixada Santista, por criptococose, conhecida como doença do pombo, que é infecciosa, sendo causada pela aspiração do fungo Cryptococcus, presente nas fezes de aves, principalmente pombos. As principais doenças causadas pelo pombo são: Criptococose, Histoplasmose, Salmonelose, Ornitose, Dermatites e Alergias. Lei municipal de 2018 proíbe dar alimentação aos pombos. Sinais políticos Política é analisada por sinais. O tom crítico da carta enviada pelo prefeito de Guarujá Válter Suman (leia matéria na página 3) ao secretário de Segurança Pública do Estado, reclamando do arrastão na Imigrantes aponta, no momento, para a permanência dele no PSB. Mas pode ser uma “briga de namoro”. Portanto, as conversações com o PSDB continuam.

Caso Unaerp Problemas como a estranha permanência da Unaerp em prédio e terreno públicos, sem licitação e com nebulosa renovação antecipada de contrato sem publicidade, e o estranho silêncio das autoridades deverão fazer parte da pauta da eleição do ano que vem.

Santo Amaro Outro tema será a questão da possível utilização de verbas públicas do Hospital Santos Amaro, que podem estar sendo utilizadas, em parte, especialmente com utilização de pessoal, para o hospital particular Don Domênico. O caso do presidente Urbano, na assessoria de um vereador santista, também questionará a moral de ele continuar no importante cargo de presidente do HSA. Em 2020, será a “hora da verdade”.

Parecer favorável O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer favorável à aprovação das contas de 2017 da Prefeitura Municipal de Guarujá, primeiro ano da gestão Válter Suman (PSB). O relatório, do conselheiro Dimas Ramalho, saiu na última terça-feira (19). “Foi o primeiro ano, com o orçamento do Governo anterior e muitas pendências, mas, graças ao intenso trabalho, foi possível um parecer favorável. Temos muito a fazer, ainda", comentou Suman.

Não entendeu Teve gente que ainda não entendeu até agora o motivo de Edna Suman ter assumido a presidência do PTB de Guarujá, se ela afirmou não ser candidata a nada.

Explicação A explicação é simples. A direção estadual do partido não daria a presidência local para uma pessoa qualquer, para o partido ser usado simplesmente. Ao aceitar o convite, Edna demonstra que é uma ação de governo e um compromisso de construir uma bancada forte de vereadores. E ainda fica a possibilidade de o partido indicar o nome do vice, que não será o da presidente, é óbvio.

Bertioga A prefeitura de Bertioga adiou por tempo indeterminado (sine die) a Tomada de Preço que seria realizada para contratar empresa especializada em obras para a readequação do Terminal Urbano de Transporte Coletivo localizado no Bairro Vista Linda.

Trabalho Mesmo oposicionistas admitem ser difícil retirar a reeleição do prefeito Válter Suman. Para amigos próximos, entretanto, o prefeito diz que quer manter o ritmo dos trabalhos em toda a Cidade.

Beach Tennis Estão abertas as inscrições para a oitava etapa da 1ª Copa Ilha de Santo Amaro de Beach Tennis, que acontece em Guarujá, entre os dias 13 e 15 de dezembro. A disputa será realizada na Praia da Enseada. O evento tem apoio da Prefeitura (Sedel). Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de dezembro pelo site: https://lptennis.com/circuito-bt/tournaments.

Novembro Azul Com o objetivo de chamar a atenção dos homens para as medidas de prevenção ao câncer de próstata, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá realizou a distribuição de cerca de oito mil laços azuis, símbolo da Campanha Novembro Azul. A ação aconteceu no Terminal de Passageiros do Ferry Boat.

Reformado A Prefeitura de Guarujá (Sedel) entregou nesta semana o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Amélia Marangoni Chede (Rua 15, s/n Areião) totalmente reformado. Atualmente, a Unidade atende 62 alunos, de 4 meses a 3 anos e 11 meses, em período integral.

Santos A rua Bassim Nagib Trabulsi, na Ponta da Praia, será mais uma via em Santos a receber um parklet – área com assentos situada à margem da calçada. Desde dezembro de 2017, quando a implantação deste tipo de espaço foi regulamentada pela prefeitura (Decreto nº 7.941), oito já foram instalados nos bairros do Gonzaga (quatro), do Boqueirão (três) e da Pompeia (um). Rei da Roda Guarujá receberá neste domingo (24), o torneio de capoeira Rei da Roda, às 13 horas, na Praça Horácio Lafer, Enseada. O evento conta com o apoio da Sedel e é organizado por Jan Gonzaga, com a supervisão de Decinval Ribeiro, também conhecido como Mestre Perna. Vai até o dia 27 A Prefeitura de Guarujá promove desde quarta-feira (20), o Dia Nacional da Consciência Negra, uma semana de reflexão sobre as conquistas e lutas dos negros pela igualdade. A programação segue até o próximo dia 27 e inclui palestras, rodas de conversas e apresentações culturais. A iniciativa tem o objetivo de discutir a questão étnico-racial e a necessidade do combate ao racismo, tão presente na sociedade.

Cubatão O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), afirma enxergar com positividade o cenário para que a cidade firme acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A ideia é que a empresa seja responsável por fornecer serviços de água e esgoto ao município por 30 anos.

Guarujá no Concais A Secretaria de Turismo de Guarujá iniciou as operações de seu estande de informações turísticas no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais. A previsão é atender, a cada final de semana, 22 mil pessoas, até o fim da temporada de cruzeiros no Porto de Santos, em abril de 2020. Na temporada 2018/2019, mais de 600 mil pessoas passaram pelo Concais. Ele voltará?

Nota publicada na semana passada aqui em bastidor, dando conta da possibilidade do ex-deputado Nelson Fernandes retornar para a política da Cidade deu o que falar. Nelsão foi vereador, presidente da Câmara e deputado estadual. Entretanto, perdeu todas as eleições para prefeito de que participou. Vacinação sarampo A campanha nacional de vacinação contra o sarampo vai até o dia 30 de novembro. Desta vez, devem buscar pela dose pessoas de 20 a 29 anos, sem comprovação da vacina. A Secretaria de Saúde de Guarujá conta com um total de 19 postos de saúde disponíveis, entre Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas).

Chá Bazar A Comunidade Espírita Cristã do Guarujá convida para “Chá Bazar”. Será no dia 7 de dezembro às 15 horas, na Rua Deputado Emílio Carlos, 9 – Vila Maia. A coluna agradece o convite da ex-primeira-dama D. Regina Mariano ao JC.

Santos Bueiros A Câmara Municipal de Santos aprovou projeto de lei que prevê a implantação de bueiros inteligentes na cidade. O objetivo é prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas. O PL foi aprovado por unanimidade dos vereadores e segue para a sanção ou veto do Prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

bottom of page