top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Virou as costas

Quando o governo Suman entrou na sua segunda metade, Bastidor Político informou que o secretário adjunto da Seinfra Cláudio Rodrigues ganharia importância, influência e espaço político no governo.

Virou as costas 2

E ganhou. É também um tormento na vida do secretário Adilson de Jesus, especialmente quando Claudinho, em inaugurações afirma que “O governo anterior (Antonieta) virou as costas para o Itapema”. Foi o que aconteceu na inauguração da Casa dos Conselhos. Tudo na frente do secretário Adilson e público presente. Foi humilhante para o secretário.

Sete vidas

Quem também está ocupando cada dia mais espaço no governo é a secretária de Relações Sociais Thaís Margarido. Sempre com a “cabeça a prêmio” ela foi à luta e sobreviveu. Fez com Dedé do Adélia (adjunto) uma boa gestão à frente do Turismo e, agora, está nadando de braçada.

Eleição e PSDB

Se depender de boa parte do diretório do PSDB local, o partido embarca de cabeça na campanha pela reeleição do governo Suman. O presidente Sandro Mastellari, aliás, já está ajudando a cidade junto ao governador do Estado, João Dória.

Eleição e PSL

Outro partido que também pode entrar de cabeça na reeleição do atual prefeito é o PSL, do presidente Bolsonaro. A presidente Luciana Salituri, Vadico da Prainha e até o deputado federal Júnior Bozzella, fala-se nos bastidores, veriam com bons olhos essa união.

Mãe de criação

Foi elogiada a atitude da primeira-dama Edna Suman e do prefeito Válter Suman que não foram ao Baile da Cidade (Fundo Social, no Casa Grande) para prestarem uma homenagem a D. Georgina, mãe de criação de Edna que faleceu no sul de Minas, no dia da festa.

Faz sentido

Se depender de gente muito próxima ao gabinete, nomeados que não ajudaram na eleição do prefeito, nem no primeiro, nem no segundo turno, devem deixar os cargos para darem lugar a gente nova, com voto, qualificação e que tenham ajudado o prefeito “de coração” sem cobrar nada em troca. Faz sentido.

Aeroporto

O edital de licitação da concorrência pública internacional nº 5/2019, cujo objeto é a concessão da construção, exploração e manutenção do Aeródromo Civil Metropolitano estará disponível a partir de segunda-feira (1º). Leia matéria na página 3.

Aeroporto 2

No lançamento do edital, na Base Aérea, ficou clara a união entre Executivo e Legislativo. Quando o presidente Edilson Dias discursou, fez questão de chamar os vereadores presentes a estarem ao lado dele. Mais de dez vereadores prestigiaram o acontecimento.

Aeroporto 3

E mais, em seu discurso, Edilson Dias disse que o prefeito pode contar com a Câmara para aprovar o que seja melhor para a cidade. Foi tipo um “estamos juntos” prefeito.

Assembleia

Quem também marcou presença na Base Aérea foi o deputado estadual Caio França (PSB). Ele se colocou à disposição para ajudar Guarujá e informou ao JDC que votará a favor do projeto do governador Dória de privatização da Dersa.

Pré-candidato?

Sempre somando às ações do presidente Sandro Mastellari e do diretório, o vice-presidente do PSDB de Guarujá, Cláudio Dentinho, não esconde a vontade de ser candidato a vereador no ano que vem. O PSDB, segundo ele, vem forte.

Unaerp

Mais um mês chega ao fim e a Unaerp continua ocupando terreno e prédio públicos sem pagar nem aluguel, nem licitação; O Sedel Renato do Gama não informa quantas bolsas gratuitas a Unaerp já deu na sua gestão; e o vereador Peitola não dá entrevista sobre os documentos relativos ao contrato sem licitação (que estão em suas mãos) entre PMG e Unaerp. Até quando?

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande recebeu 40 novos ônibus que serão utilizados no transporte coletivo municipal. A entrega ocorreu ontem sexta-feira (28), no Espaço Piaçabuçu (próximo ao Paço Municipal). Os veículos substituirão os ônibus mais antigos da frota.

Saúde

A entrega simbólica das chaves de três novas ambulâncias para o SAMU foi feita pelo prefeito Válter Suman, na sede da Usafa da Vila Edna. A Usafa também foi entregue totalmente reformada. O secretário adjunto de Saúde, Dr. Toninho do PAM, e a diretora de Regulação Patrícia Cordeiro estão entre os assessores do prefeito que vestem a camisa da Saúde.

Horácio Lafer

No domingo, dia 30 (aniversário da Cidade), às 8h30, será inaugurada a revitalização da Praça Horácio Lafer, onde foram investidos cerca de R$ 2 milhões – recursos da União, por meio do Ministério do Turismo. A obra foi executada pela Fortnort.

Sábado e domingo

A 43ª Festa Junina do CRPI (Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral) acontece neste final de semana (dias 29 e 30 de junho), a partir das 19 horas, na praia do Tombo.

Desprestigiado

O vice-prefeito e secretário de Educação Renato do Gama demonstrou não ter bom trânsito político somente entre os professores municipais. No Casa Grande (Baile da Cidade) mesmo com a ausência do prefeito, ele foi ignorado por parcela dos presentes que criticaram sua fala e atuação à frente da Educação.

Desprestigiado 2

Só para que se tenha uma ideia do tamanho do desprestígio, vários veículos de comunicação não fizeram questão de entrevistar o vice Renato e nem de registrar a presença dele com uma simples foto. O vice chegou a ficar isolado, sozinho em sua mesa. Renato, verdade seja dita, não faz nenhum esforço para ser gentil ou agradável. Até o final de 2019 passarão pela secretaria do Vice mais de R$ 800 milhões. Dá para fazer um pouco mais, ou não?

Cubatão

A Câmara de Cubatão rejeitou o pedido de cassação do prefeito Ademário Oliveira (PSDB). Somente os vereadores Toninho Vieira (PSDB) e Lalá (SD) votaram pela aceitação do pedido de cassação. Votaram contra a cassação: presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), Aguinaldo Araújo (PDT); Anderson de Lana (PRB), Érika Verçosa (PSDB), Ivan Hildebrando (PSB), Jair do Bar (PT), Marcinho (PSB), Rodrigo Alemão (PSDB), Sérgio Calçados (PPS) e Wilson Pio (PSDB). Já os vereadores Rafael Tucla (PT) e Ricardo Queixão (PDT) não compareceram à sessão.

Bertioga presente

No lançamento do edital de licitação do aeroporto de Guarujá, o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, representou o prefeito Caio Matheus.

Refis aprovado

A Câmara Guarujá aprovou, em definitivo, o Projeto de Lei Complementar 009/2019, de autoria do prefeito Válter Suman, que institui novo Programa de Recuperação Fiscal

(REFIS) na Cidade.

Cultura e Turismo

Comandado interinamente pelo secretário Marcelo Nicolau, o Turismo (ou a Cultura) pode ter um novo titular em breve. Nicolau continuará no governo em uma das pastas. Se o Governo resolver unificar as duas secretarias, ele deve ser o nomeado. Tentamos falar com o secretário, sem sucesso.

bottom of page