top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Campanha do Agasalho

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, Edna Suman, participou da abertura da Campanha Metropolitana do Agasalho, em Praia Grande. O encontro reuniu as presidentes dos Fundos Sociais das nove cidades da Baixada Santista entre outras autoridades. O objetivo da campanha é coletar roupas, calçados, agasalhos e cobertores para suprir as necessidades de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A casa caiu

Na madrugada desta quinta-feira (30), a Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM), capturou dois homens furtando cabos de energia na subida do Viaduto Floriberto Mariano, na Avenida Adhemar de Barros.

A casa caiu 2

Durante o patrulhamento, os GCMs avistaram os indivíduos e com eles encontraram 40 metros de fio. Os homens foram autuados em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Sede de Guarujá e os cabos recuperados.

Crédito ou débito?

Foi sancionada, e já está em vigor, a Lei Complementar 249/19, que inclui os cartões de crédito e débito como opções de pagamento de tributos municipais em Guarujá.

Crédito ou débito? 2

A iniciativa é resultado de indicações feitas pelos vereadores Edilson Dias (PT) e Manoel Francisco Nequinho (PMN), que foram atendidas pelo prefeito Válter Suman (PSB).

Terracom não

A Câmara de Guarujá está realizando um projeto de consciência ambiental, onde recolhe em sua recepção pilhas, baterias... e dá destinação final adequada. O projeto tem parceria com algumas empresas que entraram na empreitada. Estranho a Terracom não ter entrado na parceria.

Terracom não 2

Seria praticamente uma obrigação a Terracom participar, em respeito ao Guarujá, ao meio ambiente e aos milhões que ela arrecada no Município e investe em outras cidades. Lamentável.

Desratização

O cronograma referente aos serviços de desratização que contemplam Guarujá recomeça nesta segunda-feira (3) e termina na sexta-feira (07). Durante o período, as atividades se concentrarão nos cemitérios da Cidade (Morrinhos, Vicente de Carvalho e Vila Júlia) e voltam a ser realizadas nos canais da Vila Áurea e Jardim Boa Esperança.

Desratização 2

Durante os trabalhos, serão oferecidos serviços gratuitos à população, como atendimento para coleta de material para diagnóstico de leptospirose e vacinação antirrábica animal para cães e gatos, na Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na Avenida Adriano Dias dos |Santos, 303 - Jardim Boa Esperança, das 9 às 11h30.

Fake News 1

A Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) promove na segunda (3), a partir das 19h30, a palestra 'Educação Midiática e Desinformação: Estratégias Contra as Notícias Falsas', com o jornalista, professor e mestre em Comunicação Social pela USP, Michel Silva.

Fake News 2

O evento será aberto ao público e ocorrerá no salão de eventos da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291, Centro, 2º Andar). Não é necessário inscrição prévia.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande está testando uma moderna máquina com o objetivo de melhorar a limpeza da faixa de areia da orla. A ‘bob cat T590’ é o primeiro equipamento deste tipo no Brasil. Na prática, o recolhimento de microlixo poderá ser intensificado, gerando, desta forma, benefícios ambientais e também à saúde pública.

Praia Grande 2

A máquina foi testada nas areias do Bairro Guilhermina. Foram retirados diversos resíduos dispensados de forma irregular pela população na areia. Entre eles estavam: tampas de garrafa, aros de latinhas, canudos, pontas de cigarros e até cotonetes, entre outros.

Retirada de fios

Foi aprovado na Câmara de Guarujá, o Projeto de Lei nº 109/2019, de autoria do vereador Toninho Salgado (PSD), que obriga empresas de telefonia e de TV por assinatura a fazerem a retirada de fios soltos e inutilizados, presentes nas redes de energia do Município.

Retirada de fios 2

O objetivo é evitar acidentes envolvendo choques elétricos, a exemplo do que já foi verificado em outras localidades, inclusive com vítimas fatais, além de contribuir com a revitalização urbana, minimizando a poluição visual.

Santos

Com espaço de exposições e vendas totalmente voltado para a terceira idade, Santos receberá pela primeira vez a Feira do Idoso Empreendedor, sábado (1º de junho), a partir das 9h, na Universidade São Judas Tadeu (Rua Comendador Martins, 52, Santos).

Santos 2

Haverá venda de produtos específicos, além de palestra sobre a revolução da longevidade, espaço kids e aulas de tai chi chuan, ioga e ritmos.

Reitora da Unoeste agradece apoio do prefeito

A reitora da Unoeste – Universidade do Oeste Paulista - Ana Cristina de Oliveira Lima - foi recebida no gabinete do prefeito de Guarujá Valter Suman. Na oportunidade, ela agradeceu o apoio e empenho do chefe do executivo para a aprovação do curso de medicina na Cidade desde o seu início. O prefeito, por sua vez, declarou-se otimista com a nova universidade, especialmente pelos novos cursos que a Unoeste deve oferecer na cidade.

Na reunião, a reitora informou que as obras em terreno adquirido pela Unoeste na Praia da Enseada, para a implantação de seu novo campus na cidade, já iniciaram; são 19,5 mil m² de terreno e 16.778m² de área construída, sendo quatro pavimentos. Bom para Guarujá.

A casa caiu 3

A ação de segurança da Prefeitura faz parte da operação deflagrada na última semana contra os furtos de cabos de energia na Cidade, através da Guarda Civil Municipal (GCM), Força Tarefa e Polícia Militar de Guarujá.

Crédito ou débito? 3

O objetivo é ampliar as formas de pagamento de créditos tributários aos contribuintes, permitindo também a redução da inadimplência e consequente aumento das receitas arrecadadas pelo Município. De acordo com a nova lei, as dívidas ajuizadas também poderão se inserir na forma de pagamento por cartão de débito ou crédito.

Fake News 3

O objetivo é ampliar a visão do público sobre as definições de fake news em meio ao cenário político atual, em que a manipulação da informação é um fenômeno mundial que afeta o jornalismo e põe em risco a democracia

Sem salsicha

Por unanimidade de votos, o plenário da Câmara de Guarujá aprovou nesta terça-feira (28/05) o Projeto de Lei 099/2019, de autoria do vereador Naldo Perequê (Cidadania), que proíbe o fornecimento de alimentos embutidos (como salsicha, mortadela, carne enlatada, nuggets, dentre outros) na merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino.

Sem salsicha 2

A medida visa oficializar, através de lei municipal, procedimento que já vem sendo adotado pela Prefeitura de Guarujá.

Com restrições

Na mesma sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei 100/2019, do mesmo autor, que dispõe sobre a obrigatoriedade da rede municipal de ensino assegurar cardápio adaptado aos alunos com restrições alimentares ou diagnósticos clínicos que exijam alimentações diferenciadas.

bottom of page