top of page
Buscar

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ATENDE CERCA DE 10 MIL PESSOAS EM GUARUJÁ

O curso de Padaria Artesanal do Fundo Social: reconhecimento do governo do Estado

Qualificação profissional atende

cerca de 10 mil pessoas em Guarujá

A Prefeitura de Guarujá e o Fundo Social capacitaram desde 2017 aproximadamente 10 mil pessoas para atuarem no mercado de trabalho, com cursos de qualificação e direcionados ao aperfeiçoamento profissional. Além disso, foram desenvolvidas oficinas para geração de emprego e renda, visando preparar jovens e adultos, e interessados em uma nova recolocação no mercado de trabalho.

Em dois anos de governo, o prefeito Válter Suman tem adotado uma política específica na área do trabalho e renda, firmando parcerias para atender em diferentes áreas de atuação como indústrias, porto, construção civil e serviços em geral. “Nossa política de trabalho engloba as vertentes da qualificação, intermediação e o empreendedorismo. Estamos dando um importante passo quanto ao desenvolvimento econômico da Cidade” ressalta o prefeito.

Sala do Empreendedor - Desde o início de 2017, com coordenação de Suman, a Prefeitura promove uma série de ações voltadas à capacitação e fomento à prática empreendedora. No ano passado foram realizados 21 cursos e oficinas de capacitação, atendendo cerca de 900 pessoas.

Em 2017, o Município inaugurou seu primeiro posto do Sebrae. Desde então, passaram pelo local mais 2.200 pessoas. “O resultado é que Guarujá foi a segunda cidade da Baixada Santista com o maior número de formalização de MEI’s – um total de 2.292 formalizações, em 2017”, disse o prefeito.

Neste ano, as ações seguem e até o momento foram realizados 23 cursos e oficinas, em parceria com o Sebrae, Senai, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e Empreendedores da Vida. Nessas ações, participaram mais de 1030 pessoas. A previsão, segundo o prefeito, é fechar o ano com mais de 30 atividades, entre cursos, oficinas e palestras de capacitação empreendedora.

Cursos profissionalizantes – Em 2017, foram realizados pelos Caecs 20 cursos, sendo que oito deles em parceria com o Via Rápida Emprego - programa de qualificação profissional, criado pelo Governo de São Paulo. Os cursos desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com o Senai totalizaram o atendimento a quase 1.800 pessoas.

Até julho deste ano, foram realizados nos Caecs, 15 cursos, preparando 941 pessoas para atuarem no mercado. Para as mulheres usuárias do programa Bolsa Família, a Prefeitura em parceria com o Senac/Santos, estará atendendo 2.500 pessoas, até dezembro.

Fundo Social de Solidariedade – O Fundo Social vem realizando oficinas de geração de renda, atendendo um número significativo de pessoas. Entre 2017 até dezembro deste ano mais de 350 pessoas terão passado pelas oficinas. O curso de Padaria Artesanal é um dos mais procurados. Os cursos foram idealizados pela primeira-dama Edna Suman que, desde o início da atual gestão, pediu ao prefeito especial atenção para a capacitação profissional gratuita de trabalhadores de baixa renda em todas as secretarias da prefeitura.

Câmara de Guarujá aprova projetos com foco na Educação

A Câmara de Guarujá aprovou três projetos de leis que tratam diretamente das escolas do Município. O Projeto do vereador Toninho Salgado institui a ‘Semana da Orientação Profissional’ nas escolas públicas do Município. A proposta prevê a realização de atividades destinadas à orientação profissional para o primeiro emprego nas unidades de ensino da rede municipal.

A meta é implantar palestras, debates, exercícios pedagógicos que deverão ocorrer sempre no final do mês de outubro, tendo como público alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental.

Outra matéria vinculada à Educação, é o Projeto da vereadora Andressa Salles que prevê a instalação de lixeiras específicas para descarte de lixo eletrônico, de pequeno porte, nas escolas privadas do Município. De acordo com a proposta, itens como pilhas, baterias, aparelhos celulares e similares poderão ser dispensados nesses recipientes, que ficarão disponíveis nos estabelecimentos de ensino.

Também foi aprovado o Projeto do vereador Bispo Mauro que torna obrigatória, nos estabelecimentos educacionais públicos e privados da Cidade, a afixação de placa informativa com o número do telefone do Conselho Tutelar local, com o contato do órgão, zona de abrangência, horários de atendimento, assim como os respectivos dias de plantões.

Todos os projetos tiveram a aprovação unânime do plenário e agora seguem para análise do prefeito Válter Suman.

bottom of page