top of page
Buscar

COMUNICADO: PRIMEIRA MORTE POR FEBRE AMARELA NO GUARUJÁ

Guarujá registra um óbito por febre amarela. Trata-se de um trabalhador portuário de 24 anos, que deu entrada no Hospital Santo Amaro (HSA) no dia 28 de março com suspeita de leptospirose e morreu no dia seguinte. A morte foi confirmada por meio de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Residente no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, o homem frequentava periodicamente a região do Cantagalo e Pedreira, no final da Enseada, onde visitava parentes. A Prefeitura suspeita que o contágio se deu nessa região, que é próxima a uma extensa área de mata.

Por isso, ações de combate ao mosquito foram intensificadas pela Prefeitura nesses bairros. Durante todo o último feriado, as equipes de combate a endemias fizeram nebulização, retirada de criadouros e bloqueio no Cantagalo e Pedreira.

Já neste final de semana a Prefeitura intensificará a vacinação casa a casa, com seis equipes de profissionais distribuídos pelo bairro para atingir 1500 residências. A mesma ação vacinal será intensificada durante toda a semana no bairro de residência (Jardim Boa Esperança).

A vacina contra a febre amarela continua disponível em 20 postos de saúde da Cidade, entre Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (Usafas). Desde 25 de janeiro, até o momento, mais de 140 mil pessoas foram imunizadas no Município. O total ainda é considerado muito abaixo do esperado, já que a meta da Prefeitura é de imunizar mais de 275 mil pessoas, dentro do público estimado. No entanto, somente a metade da população se vacinou. Mesmo com o término oficial da campanha, Guarujá ainda dispõe de estoque da vacina em sua rede municipal para atender a demanda estipulada.

Vale salientar que, desde janeiro, a Prefeitura realizou diversas ações no sentido de chamar a atenção da população quanto à importância da vacina. Promoveu dias “D” de mobilização nacional e municipal, com abertura de postos aos finais de semana. Além disso, Guarujá foi a única cidade da Baixada Santista a vacinar em pleno Carnaval, quando abriu as unidades nos três dias de folia. Também disponibilizou as doses durante ação de cidadania realizada no último sábado em Vicente de Carvalho. Deste modo, a Prefeitura reitera a eficácia da vacinação e destaca que não é necessário alarmismo para quem procurar a vacina. A dose fracionada é segura, apresenta uma eficácia de 98% e protege contra a doença por até oito anos. Confira os postos onde a vacina está disponível:

Postos de vacinação:

UBS Vila Baiana

Rua Vereador Orlando Falcão, 143 – Enseada

UBS Vila Rã

Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 – Jardim Mar e Céu

UBS Pernambuco

Rua Samambaia – s/nº - Praia do Pernambuco

UBS Santa Rosa

Avenida Manoel da Cruz Michael, 133 – Santa Rosa

UBS Vila Edna

Avenida Brasil, s/nº - Vila Edna

USAFA Cidade Atlântica

Rua Uruguai, 3.000 - Cidade Atlântica

USAFA Perequê

Rua Rio Branco, 235 - Perequê

USAFA Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº - Santa Cruz dos Navegantes

USAFA Jardim Dos Pássaros

Rua Rouxinol, 25 – Jardim Santo Antônio

USAFA Jd. Las Palmas

Rua José Alves de Oliveira, s/nº, Las Palmas

USAFA Dr. David Capistrano

Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº - Vila Zilda

UBS Vila Áurea

Rua Francisco de Castro, s/nº- Vila Áurea

UBS Jardim Boa Esperança

Avenida Adriano Dias dos Santos, 533 - Jardim Boa Esperança

UBS Pae Cará

Avenida São João, 155 – Pae Cará

UBS Morrinhos

Avenida Antenor Pimentel, s/nº, Morrinhos II

UBS Vila Alice

Rua Rio Grande do Sul, s/n°, Vicente de Carvalho

USAFA Sitio Conceiçãozinha

Rua Nova Esperança, 11, Sítio Conceiçãozinha

USAFA Jardim Conceiçãozinha

Avenida Bento Pedro da Costa, s/n – Jardim Conceiçãozinha

USAFA Jardim Progresso

Rua Josefa Ermínia Caldas, s/n°, Jardim Progresso

USAFA Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n°, Morrinhos

bottom of page