Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato

GUARUJÁ É QUALIFICADA PARA SEGUNDA FASE DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

July 19, 2019

 

Pela primeira vez, Guarujá é qualificada para a segunda fase do Programa Município Verde Azul (PMVA), mantido pelo Governo do Estado de São Paulo. A marca significa que a cidade possui políticas voltadas à sustentabilidade ambiental e a habilita a pleitear a captação de novos recursos estaduais e federais.

A qualificação de Guarujá foi anunciada ao secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, do secretário-adjunto da pasta e interlocutor do programa na cidade, Ricardo Sousa, do secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcos Penido, do coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo, além de 50 prefeitos e secretários municipais paulistas.

Para se habilitar no PMVA, a cidade candidata precisa cumprir dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas como Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Guarujá conseguiu a classificação preliminar graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) em projetos como a Bandeira Azul (selo concedido à Praia do Tombo), o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa, a APA Serra de Santo Amaro, o Corredor Ecológico, entre outros.

Apesar de já ter 12 anos de existência, é a primeira vez que Guarujá reúne condições de pleitear o selo Município Verde Azul, em razão dos projetos que vem desenvolvendo na atual gestão. Dos 645 municípios paulistas, apenas 100 estão qualificados para a segunda fase do PMVA. A segunda e terceira fases do programa PMVA ocorrem nos próximos meses de setembro e novembro.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload