Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato

OLHOS DAS CRIANÇAS PRECISAM DE ATENÇÃO NO VERÃO

January 4, 2019

 O verão, e suas altas temperaturas, é a época perfeita para curtir piscina, praia, cachoeiras, brincadeiras aquáticas ou ao ar livre. Entretanto o verão propicia o desenvolvimento de algumas doenças oculares e outras condições que podem afetar os olhos.

Águas contaminadas, cloro, protetores solares e o sol podem desencadear quadros de irritação, conjuntivite alérgica ou infeciosa.  Para garantir a saúde oftalmológica dos pequenos são necessárias algumas precauções, tais como:

Protetor solar - esses produtos contêm diversas substâncias que podem causar irritação, especialmente na região dos olhos. O ideal é usar produtos próprios para a região da face, voltados para o público infantil.

Óculos de sol - investir em óculos para crianças maiores e reforce a proteção com bonés ou chapéus.

Óculos de natação - o ideal é investir em óculos de natação para evitar irritação devido ao cloro ou água do mar, quando mergulhar de olho aberto.

Água mineral - ter uma garrafa com água doce por perto, principalmente na praia, para lavar os olhos da criança depois do banho de mar.

Olho seco - Peça ao oftalmo a prescrição de um colírio lubrificante, caso a criança apresente ressecamento ocular ou ainda vermelhidão nos olhos no final do dia.

Atenção os brinquedos – Cuidado com as “armas”, que espirram água. Se o jato for muito forte, e atingir o olho da criança, pode levar a uma emergência médica.

Sinais de alerta - Depois de um dia inteiro na praia ou piscina, é comum as crianças ficarem com os olhos vermelhos. Porém, no dia seguinte devem estar normais. Quando a vermelhidão não passar e surgirem outros sintomas como coceira, irritação e acúmulo de secreção, o ideal é procurar um oftalmo. Estas podem ser manifestações da conjuntivite, que pode ser irritativa ou infecciosa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload