VLT Extensão do VLT no Guarujá pode chegar até a Rodoviária
- Carine Bernardino
- 21 de jul.
- 2 min de leitura
A extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista, de Santos até o Guarujá, ganhou os holofotes à medida que os governos federal e estadual anunciaram a construção de um túnel sob o canal de Santos para interligar as duas cidades.
Sem prazo definido para a obra, as administrações públicas informaram que uma das três faixas do túnel, em cada sentido, poderá ser convertida para o VLT. O Via Trolebus revelou que o sistema poderia chegar até Vicente de Carvalho, no Guarujá. Segundo o documento, o trecho encontra-se em fase de anteprojeto e está previsto no Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista (PRMSL-BS) e no plano municipal de mobilidade de Santos.

Mas o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana: Desenvolvimento do Transporte Público de Média e Alta Capacidade nas principais Regiões Metropolitanas do país (ENMU), uma iniciativa conjunta do BNDES e do Ministério das Cidades, mostra que um eventual trecho do VLT poderia alcançar outras regiões da cidade.
O trajeto
O percurso teria aproximadamente 8,0 km, saindo da Estação Porto, em Santos, seguindo para o Guarujá via túnel, pela Avenida Santos Dumont, até o Terminal Rodoviário do Guarujá.
Seriam ao menos oito estações:
O documento ainda destaca que a extensão deve contribuir significativamente para a mobilidade daqueles que utilizam o transporte coletivo:
“Sua implantação depende da ligação seca entre Santos e Guarujá. É um projeto de alta relevância devido ao fato de que atualmente não existe ligação direta entre os dois municípios por transporte coletivo. As ligações dependem das balsas, lanchas e catraias para a travessia do canal de Santos, e muitas vezes os usuários dependem ainda da baldeação para o transporte coletivo dos municípios envolvidos para completarem suas viagens.” — diz o ENMU.



















