top of page
Buscar

“VERÃO NO CLIMA 2021” SE ADAPTA E VAI ATUAR NA PREVENÇÃO À COVID-19

Ações serão realizadas até o dia 7 de março nas praias do litoral paulista



Em razão da pandemia da Covid-19, o projeto Verão no Clima 2021 vai adaptar as ações de conscientização sobre lixo e orientar a população que frequenta as praias também sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

O Verão no Clima tem o objetivo principal de conscientizar moradores e turistas sobre o lixo descartado nas areias das praias, no entanto, com a pandemia, os monitores vão conversar com a população também sobre prevenção à doença. As orientações, neste caso, vão considerar as informações atuais sobre combate à Covid-19, além dos impactos negativos do descarte inadequado de resíduos dentro deste contexto.

“Vamos alertar a população para evitar a aglomeração, manter o distanciamento social e usar máscara. Precisamos cuidar para que não só essa questão do meio ambiente seja vista, mas também a questão da saúde pública. Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde e, durante esta pandemia, temos que estar cada vez mais atentos” explicou o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido.

A ação ocorrerá até o dia 7 de março com equipes em 16 municípios, terá a participação de 279 monitores que atuarão, presencial ou virtualmente, desenvolvendo ações educativas com foco em 31 praias ao longo de todo o litoral paulista. Todos os participantes vão usar, além de máscaras, luvas e produtos de higiene.

O projeto “Verão no Clima 2021” será realizado nas praias de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Desde a retomada do projeto (que é derivado da Operação Praia Limpa, iniciada em 1988), em 2018, foram abordadas aproximadamente 547 mil pessoas. Também já foram realizadas ações como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, documentários a céu aberto sobre lixo no mar e ações nas redes sociais, atingindo cerca de 280 mil pessoas. Registros de lixo no mar vêm crescendo ao longo dos últimos anos e atitudes em relação ao descarte de materiais em praias não podem ser desconsideradas.


댓글


bottom of page