Buscar

UTI EM SANTOS ESTÁ PERTO DA LOTAÇÃO




A Baixada Santista vem sentindo os efeitos da pandemia do novo coronavírus em suas redes de saúde. Em alguns locais, os hospitais já começam a ficar perto da lotação, o que tem feito os municípios temerem um colapso iminente. Em Santos, está a maior parte dos leitos de UTI do litoral, 217. Desse total, 106 são da rede pública, que está cerca de 80% lotada com os casos do Covid-19. A cidade também vem percebendo um aumento gradual da ordem de até 5% por dia dos novos casos de coronavírus.

"Estamos bastante preocupados com esses números", apontou o secretário de saúde de Santos, Fabio Ferraz, que teme um colapso nos hospitais do município.

Na rede privada, a média de internação em Santos chega a 80% nos leitos de UTI. Na Santa Casa de Saúde, maior hospital da região, por exemplo, as internações unidades de terapia intensiva por convênios ou particulares alcançaram 95% da taxa de ocupação, na última semana.

A preocupação é ainda maior porque Santos recebe muitos doentes das cidades próximas, o que ajuda a sobrecarregar o sistema de saúde. Cerca de 40% das vagas estão sendo utilizadas por pessoas de outros municípios, sendo 21% de São Vicente. Como cidade polo da Baixada Santista e tendo o Sistema Único de Saúde caráter universal, Santos cumpre o seu papel de atendimento a pessoas que moram em outros municípios – situação que sempre existiu, mas que em tempos de pandemia se agrava.

O Plano Municipal de Contingência de Santos prevê a abertura de 530 novos leitos, sendo 137 de UTI, apenas para atendimento aos casos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Do total de leitos, são 490 em unidades municipais e hospitais prestadores SUS e 40 no Hospital Guilherme Álvaro (estadual).


Leitos UTI em outras Cidades

Em Cubatão, 5 dos 10 leitos de UTI estão preenchidos por pacientes doentes. Em Bertioga, são 10 leitos de UTI, sendo 2 utilizados. No Guarujá, são 30 leitos de UTI, com 12 ocupados. Já Itanhaém possui 10 leitos de UTI para Covid-19, com 9 casos confirmados e 1 óbito até o momento, enquanto Mongaguá, sem leitos, encaminha os casos críticos para hospitais da região –Santos fica a 40 km de distância.


#UTISantos #BaixadaSantista #Santos #PrefeituradeSantos #PauloAlexandreBarbosa



Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial