Travessia de pedestres na balsa Santos-Guarujá será gratuita a partir de 2026
- Carine Bernardino
- 2 de out.
- 1 min de leitura

A travessia de balsa entre Santos e Guarujá deixará de cobrar tarifa para pedestres a partir de 2026. A medida será implementada dentro da futura concessão das travessias litorâneas, cujo leilão está agendado para 13 de novembro.
Atualmente, o valor da passagem individual é de R$ 3,10. Com a mudança, o benefício já concedido a ciclistas será estendido também a quem atravessa a pé. De acordo com a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), a gratuidade será aplicada após o período de transição para a nova concessionária, previsto para ocorrer no segundo semestre de 2026.
Atualmente, o sistema é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A empresa vencedora do leilão ficará responsável pela operação do serviço por um contrato de 20 anos, que deve incluir melhorias estruturais e modernização das embarcações.
Novas travessias
Com investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões, a Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas prevê a substituição da frota atual em todo o estado de São Paulo por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação.
As linhas modernizadas serão as de Sebastião–Ilhabela; Santos–Vicente de Carvalho; Santos–Guarujá; Bertioga–Guarujá; Cananéia–Continente; Cananéia–Ilha Comprida; Cananéia–Ariri; Iguape–Juréia; Bororé–Grajaú; Taquacetuba–Bororé; João Basso–Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.



















