top of page
Buscar

TRANSPORTE SANTISTA E DERSA TOMAM MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O COVID-19


As empresas responsáveis pelos transportes coletivos na Baixada Santista estão tomando medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem locais com aglomeração.

A BR Mobilidade Baixada Santista, responsável pelos ônibus municipais de Santos e pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) informou que está seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes, redobrando a atenção nos ônibus e VLTs.

Além disso, a empresa disse que estão sendo feitas campanhas de conscientização internas a todos os colaboradores, orientando com dicas de prevenção e higienização, a fim de zelar pela saúde de bem estar de todos.

A DERSA, responsável pela travessia de balsas, disse que atende as diretrizes do Governo de São Paulo e que criou um Centro de Contingência para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus.

Todas as embarcações das travessias receberam material visual contendo informações sobre medidas de prevenção, assim como a limpeza das mesmas que ocorre diariamente, principalmente, nas lanchas. A principal recomendação é higienizar as mãos frequentemente com água e sabão e usar antisséptico à base de álcool gel 70%.

Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto Emílio Ribas, afirma que é importante manter os ambientes arejados. Ele indica que ao se apoiar nas barras de apoio, as pessoas devem tomar cuidado e fazer a higienização das mãos, pois ali pode conter gotículas de tosse ou espirro. Gorinchteyn indica que as pessoas evitem tocar olhos, boca e nariz e, também, usar o transporte em horário de pico.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem uma recomendação específica para transporte público, mas indica limpar as mãos com frequência, principalmente, após tocar superfícies que possam estar infectadas ou estar em locais com bastante fluxo de pessoas.

A OMS, recomenda, também que as pessoas evitem tocar nos olhos, na boca ou no nariz. Recomenda, também, cobrir a tosse com a parte de dentro do cotovelo e manter uma distância mínima de 1 metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.


bottom of page