top of page
Buscar

SANTOS REFORÇA PEDIDO PARA A UNIÃO EXECUTAR OBRAS NA ENTRADA DA CIDADE



A Prefeitura de Santos reforçou ao governo federal, o pedido de colaboração no Programa Nova Entrada de Santos. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve na Cidade para assinatura de contratos de arrendamento de duas áreas no Porto de Santos e recebeu a solicitação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Pelo convênio assinado em 2013, caberia ao ente maior da federação a construção de um viaduto ligando a Via Anchieta ao Porto de Santos, além da execução da macrodrenagem na linha férrea que passa pelo bairro Saboó. Uma vez executados, a fluidez no trânsito da entrada de Santos atingiria todo o seu potencial e os problemas das enchentes na região seriam resolvidos.

“A Prefeitura investiu quase meio bilhão de reais, o Estado também colaborou e é importante que o governo federal faça a sua parte em duas frentes. Que os recursos arrecadados (com o pagamento da outorga dos arrendamentos) possam, em parte, ficar no Porto de Santos”, afirmou Paulo Alexandre Barbosa, durante o evento de assinatura dos contratos de arrendamento, do qual também participou o prefeito eleito Rogério Santos, que já iniciou a transição para a sua gestão, que inicia em 1º de janeiro.

O ministro informou que a macrodrenagem da área férrea no bairro do Saboó estará incorporada ao contrato que prorroga a concessão do local à empresa MRS. De acordo com Tarcísio Freitas, o contrato deve seguir para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) em fevereiro. Após o tempo de apreciação do TCU, é feita a assinatura.

“No contrato, estará o cronograma para a realização deste investimento, que é uma intervenção relativamente simples e deve ocorrer no início do prazo estendido de concessão”, explicou o ministro.

Sobre o viaduto que liga a via Anchieta ao Porto, Tarcísio Freitas disse que o projeto executivo já foi contratado. As demais etapas caberão ao Portofer (consórcio de empresas que administra a ferrovia dentro do Porto de Santos).


bottom of page