SAMU RECEBE DUAS NOVAS MOTOLÂNCIAS
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Guarujá recebeu duas novas motolâncias. As novas motos são uma reposição da frota atual, cujo serviço possui um total de oito veículos em atendimento. São cinco ambulâncias de suporte básico, outra de suporte avançado e mais duas motolâncias. A rede municipal dispõe ainda de três veículos como reserva técnica: uma ambulância e duas motos. O Samu Guarujá tem hoje mais de 90 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, estagiários, além dos setores, administrativo e de limpeza.
Avaliados em R$ 44.400,00, os dois veículos são modelo Honda /XRE 300. Os recursos foram obtidos por meio de emenda impositiva da Câmara Municipal. Guarujá conta com o serviço de motolância desde 2014 e dispõe atualmente de seis profissionais habilitados (técnicos de enfermagem). Dois deles, inclusive, são instrutores estaduais do Grupo de Motolância de Atendimento às Urgências do Samu (GMAU).
O tempo resposta preconizado pelo Ministério da Saúde é de, no máximo 15 minutos, após o acionamento da equipe. Dados da Secretaria de Saúde apontam que, 90% dos chamados são atendidos dentro desse tempo, que é ainda menor com o uso da motolância. Segundo a coordenadora do Samu na Cidade, as motos garantem mais agilidade no atendimento.
Comments