top of page
Buscar

SALDO DE EMPREGOS EM DOIS MESES SEGUIDOS É POSITIVO

O Município registrou, nos meses de agosto e setembro, 211 vagas a mais de contratação do que demissões



O panorama de desemprego em Guarujá está na contra mão em relação ao Estado e ao País. O município teve saldo positivo de admissões, se comparado ao número de demissões, durante os meses de agosto e setembro deste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Segundo os dados oficiais, foram 713 admissões contra 542 desligamentos em setembro resultando em um saldo de 171 vagas. Em agosto, foram 614 admissões contra 574 desligamentos, um saldo de 40 vagas. Enquanto, setembro é o segundo mês seguido com dados positivos após sete meses de queda no saldo de empregos. Abril foi o mês do ano com o maior saldo negativo (-764), quando o município teve 1.095 desligamentos contra 331 admissões.

Em todo o estado de São Paulo, o mês de abril deste ano também registrou o maior saldo negativo de empregos, com -282.210. As demissões somaram 524.146, enquanto as admissões, 241.936. Em setembro, o saldo do estado foi de 75.706, com 437.901 admitidos contra 362.195 demitidos.

Empreendedorismo - Em relação ao fomento para o mercado informal, Guarujá tem o registro de 23.154 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 1.203 ambulantes. Houve uma preocupação da Prefeitura em manter o diálogo constante com as associações representativas de classe, como a Associação Comercial de Guarujá, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Quiosqueiros e Ambulantes, como todo o setor turístico e de eventos, trabalhando em soluções conjuntas a fim de garantir uma retomada segura para todos os segmentos, do ponto de vista comercial e de saúde/social.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá seguiu com o atendimento presencial do Sebrae e Banco do Povo Paulista, mediante agendamento. Além disso, criou uma alternativa remota, através do Whatsapp (13) 3040-7432, para orientar empresários e empreendedores quanto à formalização como MEI, obtenção de alvará, cursos, entre outros.

Além disso, uma agenda ativa de cursos para empreendedores foi mantida. Já a quarta edição da Jornada Empreendedora Guarujá teve início em outubro e segue até 27 deste mês, com cursos on-line e também presenciais.


bottom of page