SABESP REALIZA ESTE ANO 17 MIL SERVIÇOS NA BAIXADA SANTISTA
A Sabesp vem investido nos últimos anos para ampliar a cobertura das redes coletoras que direcionam os esgotos para as estações de tratamento na Baixada Santista. Atualmente, a região possui mais de 3,6 mil km de tubulações (entre redes coletoras, coletores e emissários) e 18 estações de tratamento e precondicionamento, entre outros equipamentos, como 320 unidades para bombeamento (elevatórias), que compõem os sistemas de esgotamento sanitários das nove cidades desta região metropolitana.
No entanto, a eficácia desta infraestrutura e a garantia dos benefícios que ela permite dependem de um conjunto de ações que vão além das responsabilidades da Companhia e são da mesma forma essenciais para a sua operação. Ao longo de 2020, as equipes realizaram rotineiramente serviços para lavagem preventiva e desobstrução das tubulações, sendo que o fluxo natural dos rejeitos não entupiria se não recebesse inadequadamente materiais sólidos, como cabelo, papel, preservativo, fio dental, plásticos, tecidos entre os mais variados itens encontrados pelos técnicos durante as manutenções.
Neste ano foram aproximadamente 17 mil desobstruções em ramais e coletores de esgotos de toda a Baixada, o que representa uma média de 46,5 serviços realizados por dia. E ainda foi feita lavagem preventiva em 102,4 quilômetros de tubulações.
Os trabalhos da Sabesp vão além da implementação e aprimoramento dos equipamentos. A conservação e manutenção são contínuas, inclusive para identificar irregularidades nas ligações dos imóveis, que devem estar separadamente conectados ao sistema de esgotamento sanitário e às galerias de drenagem das águas pluviais, o que evita que o descarte irregular contamine rios, córregos e as praias.
Para isso, existem métodos que comprovam se estão corretas as instalações sanitárias: em 2020 foram feitos 7.782 testes de corantes na região, além de 6.800 testes com uso de fumaça atóxica em Bertioga e Guarujá e 191,6 quilômetros de tubulações inspecionadas com este mesmo método nos demais municípios.
Comments