top of page
Buscar

SABESP ESCLARECE PROBLEMAS COM A REDE DE ESGOTO

O Túnel Juscelino Kubits

chek – Vila Zilda/Vila Júlia, em dois momentos ao longo deste mês de janeiro, foi alvo de diversos problemas em relação à mobilidade de Guarujá. Para a realização de uma obra emergencial na rede de esgoto, a Sabesp precisou interditar o local, porém após fortes chuvas os dutos romperam e o asfalto ruiu levando mais uma vez a interdição. O Jornal da Cidade nestes dois episódios questionou a empresa sobre a situação da rede de esgoto. Na edição passada, as respostas exclusivas encaminhadas por parte da assessoria de comunicação da Sabesp chegaram após o fechamento do jornal, no entanto, como o objetivo principal é informar os eleitores, o veículo optou por apresentar as justificativas da concessionária.

De acordo com a explicação da empresa, o túnel foi interditado novamente para as equipes da Sabesp realizassem manutenções emergenciais de reparos de tubulação que integra o sistema de esgotamento sanitário de Guarujá e está localizada dentro do Túnel. Os trabalhos se fizeram necessários após serem identificados danos em diferentes trechos e, para minimizar os transtornos ao trânsito, os reparos vinham sendo programados – junto à administração municipal - dentro de um cronograma para a recuperação de todo o trecho comprometido da tubulação.

O motivo do rompimento é impreciso, a Sabesp afirmou que diversos fatores afetaram a integridade da tubulação, seja pelo deslocamento do solo como aconteceu devido às fortes chuvas registradas na quarta-feira (13) ou por desgaste natural.

Em relação aos custos do serviço, a empresa declarou que as manutenções nos sistemas de saneamento fazem parte dos trabalhos contínuos, desenvolvidos pela Companhia seja de forma preventiva ou emergencial. Assim, os custos a elas associados estão já previstos nos contratos. Os investimentos aplicados no município estão no contrato formalizado entre Administração Municipal e Governo do Estado, por meio da Sabesp. Os investimentos passam por revisão de quatro em quatro anos, sempre precedida da atualização/revisão do Plano Municipal de Saneamento por parte da Prefeitura.

Uma das preocupações da população é em relação ao Meio Ambiente se foi afetado com as rupturas ou não. Segundo a Sabesp, na tubulação que se deu a ocorrência não passam esgotos in natura. Ela destina os efluentes, que já passaram pelo processo de precondicionamento dos esgotos, para o emissário submarino. Ainda assim, vale explicar que ao tomar conhecimento deste tipo de ocorrência, equipes da Sabesp são imediatamente direcionadas ao local para iniciarem as manobras técnicas que minimizam os reflexos ao sistema.


Manutenção

As imagens dos canos totalmente corroídos divulgadas levantou diversos questionamentos sobre a manutenção do local. A empresa explicou que vem se reunindo junto ao órgão municipal responsável pelo tráfego para dar continuidade às melhorias no sistema de esgotamento sanitário do local, para concluir o quanto antes as intervenções necessárias. E que mantém um programa de manutenções preventivas para conservação de todas as instalações que compõem os sistemas de saneamento da região.

A Sabesp ressaltou que a tubulação do emissário terrestre dos efluentes da Estação de Precondicionamento de Esgotos foi implantada em 1998, junto às obras de implantação do Emissário Submarino da Vila Zilda. No entanto, faz parte do programa de conservação das tubulações o uso de tecnologia para substituição do revestimento interno, sendo assim possível recuperar a integridade das estruturas.


bottom of page