SABESP CRIA CAOS NO TRÂNSITO DE GUARUJÁ
- JORNAL DA CIDADE LITORAL

- 7 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jan. de 2021
Uma manutenção emergencial no sistema de esgoto fechou o ‘Túnel da Vila Zilda’ e criou congestionamento em toda a Cidade


Você já imaginou passar duas horas e meia dentro de um ônibus da linha 34, para fazer o trajeto Avenida Adhemar de Barros/Enseada? Ou de carro demorar 2 horas para sair do jardim Conceiçãozinha e chegar ao Morrinhos? Para quem conhece Guarujá essas situações espantam, mas foram essas a realidade dos moradores da Cidade, durante a realização de uma obra emergencial na rede de esgoto da Sabesp, que interditou o Túnel Juscelino Kubitschek - Túnel da Vila Zilda.
A obra congestionou todos os principais corredores e vias paralelas da Cidade – Avenida Adhemar de Barros, Avenida Dom Pedro, Via Santos Dumont, Avenida Puglisi e adjacências. Somado ao trânsito local, Guarujá está na fase amarela do Plano SP, o que permite o acesso de turistas à Cidade neste período de alta temporada, o que normalmente já aumenta o fluxo de veículos circulando. Somados os veículos locais e de turistas, instalou-se o caos no trânsito da cidade.
O comunicado da Sabesp sobre a necessidade de interdição do trânsito no túnel, chegou à imprensa no dia 5 de janeiro, às 19h30 – apenas um dia antes do fechamento do local. A Sabesp informou que era necessário executar reparos emergenciais numa tubulação que integra o sistema de esgotamento sanitário de Guarujá e está localizada dentro do Túnel. Uma fonte interna da Sabesp, que não quis se identificar, afirmou que a rede de esgoto só chegou ao estado emergencial, por falta de manutenção preventiva.
A concessionária deu um prazo de interdição entre 8 horas de amanhã do dia 6 janeiro, até as 8 horas da manhã de quinta-feira (7). No entanto, a liberação só ocorreu, atrasada, no final da tarde do dia 7.
Questionada pelo Jornal da Cidade Litoral sobre vários pontos, a Sabesp não respondeu a nenhum deles – se limitou a informar, fora do prazo estipulado pelo Jornal que: "Após a etapa de manutenção emergencial, está programada a continuidade de melhorias no sistema de esgotamento sanitário da região, por isso serão necessárias novas intervenções técnicas. A Empresa está programando os próximos serviços, que serão divulgados após agendamento com o órgão municipal responsável pelo tráfego, para minimizar os reflexos da interdição no trânsito da região, com auxílio nas rotas alternativas”.
A Prefeitura de Guarujá comunicou que a SABESP fez contato informando que necessitava interditar o túnel da Vila Zilda para realizar obra emergencial na rede de esgotos, a qual, em não sendo realizada, poderia ocasionar um grande extravasamento de esgoto naquela região, assim como já ocorreu num passado próximo e que causou um caos ambiental e social na região da Vila Zilda e adjacências.
A Administração informou que, imediatamente, foram colocadas faixas informativas na Cidade sobre essa interdição. Por conta da obra da Sabesp, houve um acúmulo de veículos na saída do Município pela Avenida Santos Dumont, ocasionando reflexo de trânsito intenso e congestionamento nas demais vias alimentadoras. Também houve excesso de veículos acessando a cidade por uma única via de acesso que é a Avenida Santos Dumont.
De acordo com a Prefeitura, todas as equipes foram a campo para minimizar o problema, causado pela Sabesp.
Serviço
Qualquer ocorrência a população pode entrar em contato com a Sabesp, durante 24 horas, gratuitamente, pela Central de Atendimento, que atende nos telefones 0800 0550195 ou 195. Ou ainda pela Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos da ocorrência.



















