top of page

Sabesp avança em obra subaquática para levar água de Santos ao Guarujá

  • Foto do escritor: Carine Bernardino
    Carine Bernardino
  • há 19 minutos
  • 2 min de leitura
Os trabalhos ocuparão apenas uma faixa da avenida Martins Fontes durante as manhãs e duas faixas das 21 às 5 horas, para minimizar os transtornos no trânsito
Os trabalhos ocuparão apenas uma faixa da avenida Martins Fontes durante as manhãs e duas faixas das 21 às 5 horas, para minimizar os transtornos no trânsito

A Sabesp iniciou no dia 15 de setembro, mais uma etapa da obra que instalará uma nova adutora para transferir água sob o canal do Porto ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Os trabalhos acontecerão em Santos, na avenida Martins Fontes (sentido Santos/São Paulo), ocupando uma faixa no período diurno e duas faixas das 21 às 5 horas, permitindo que o fluxo de veículos se mantenha com uma faixa disponível. Simultaneamente, a obra acontece no bairro Jardim Cunhambebe, em Guarujá.

 

A obra é realizada por trechos. Nos próximos 60 dias, as intervenções serão num trecho de aproximadamente 250 metros nas proximidades da Praça Ruy de Lugo Vinã, no Saboó. As próximas etapas irão até a Travessa João Cardoso. A continuidade dos serviços está sendo programada junto com a CET-Santos e será divulgada com antecedência.

 

A Sabesp está investindo R$ 134,7 milhões nesta nova tubulação, que interligará o reservatório de água tratada localizado no bairro Saboó, em Santos (abastecido pela Estação de Tratamento de Água Cubatão), ao reservatório do distrito de Vicente de Carvalho (abastecido pela Estação de Tratamento de Água Jurubatuba), em Guarujá. A nova tubulação passará por baixo do canal do Porto e transportará 500 litros de água tratada por segundo, vazão de água que encheria uma piscina olímpica em apenas uma hora.

 

As obras deverão ser concluídas no segundo semestre de 2026, após a instalação de 5,56 km de tubos de 700 milímetros de diâmetro, sendo aproximadamente 1,5 km da travessia subaquática sob o canal do Porto. A obra estruturante amplia a segurança hídrica na Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

Vale destacar que esta será a segunda travessia que passará por baixo do Canal do Porto. A Sabesp já possui uma travessia existente e em operação entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que envia até 500 litros por segundo.

 
 
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Jornal da Cidade - logotipo

Rua Joel Nascimento Santos, 119

Jardim Santa Maria, Guarujá/SP - CEP 11432-140

Telefone: (13) 99733.4035

silvia-santanna@hotmail.com 

bottom of page