top of page

REDE MUNICIPAL VAI AMPLIAR ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM NOVOS PROFISSIONAIS

  • Foto do escritor: JORNAL DA CIDADE LITORAL
    JORNAL DA CIDADE LITORAL
  • 18 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Guarujá vai ampliar o atendimento na educação especial da rede municipal de ensino para o início do ao letivo de 2021, em 8 fevereiro. É que a Prefeitura irá contratar um total de 104 profissionais de apoio inclusivo, por meio de uma empresa, para atendimento aos alunos com deficiência.

Esses profissionais auxiliarão o aluno matriculado em questões como locomoção, higiene, alimentação e práticas das rotinas escolares. A medida consta em chamamento público publicado no Diário Oficial do Município. A empresa vencedora cumpre o termo de colaboração exigido pela Prefeitura e deverá ser conhecida nas próximas semanas.

A iniciativa se faz necessária devido ao aumento previsto de alunos da educação especial na rede municipal, que hoje conta com 937 estudantes. A contratação refletirá na garantia do aumento na oferta dos atendimentos, abrangendo, consequentemente, um número maior de alunos, que receberão, então, uma assistência mais qualificada.

Com isso, a rede municipal terá um aumento de quase 20% no quadro de profissionais desta área. Hoje são 82 professores com quatro horas/aula diárias que continuarão com a atribuição de carga suplementar. Quanto aos 104 novos profissionais de apoio, estes vão obedecer a uma carga horária de oito horas/aula.

Autistas - Com relação aos autistas, não haverá alteração. O atendimento individualizado a esses alunos, que precisam de uma maior atenção em sala de aula, continua seguindo a Lei n° 12 764, de 27 de dezembro de 2012.

A normativa institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e dá o direito a um acompanhante especializado. “A comprovação da necessidade desse acompanhante é realizada através de estudo de caso e continua sendo atribuição do professor de educação especial”, destaca o titular Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, José Roberto Galvão.

Os novos profissionais de apoio seguirão as normativas da Sedel, com a supervisão das atribuições exigidas da Coordenação de Educação Especial, supervisores de ensino e equipe gestora da escola. Também haverá um reforço de quatro técnicos em enfermagem, que ajudarão as unidades escolares, diariamente, de acordo com a região pré-estabelecida.


 
 
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Jornal da Cidade - logotipo

Rua Joel Nascimento Santos, 119

Jardim Santa Maria, Guarujá/SP - CEP 11432-140

Telefone: (13) 99733.4035

silvia-santanna@hotmail.com 

bottom of page