PROMIFAE DE GUARUJÁ VAI BENEFICIAR MAIS DE 3.400 ATLETAS
- JORNAL DA CIDADE LITORAL

- 8 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Neste ano, 3.485 atletas de Guarujá, entre crianças, jovens e adultos, serão beneficiados por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae), que pertencem a um total de 23 projetos aprovados da cidade. Desses, 12 são aportados pela empresa concessionária de transporte público municipal, City Transporte, e outros 11 pela Santos Brasil, do ramo de operação de contêineres e logística.
As ações contempladas pelo Promifae para 2021 envolvem judô, funcional, ginástica, canoagem, triathlon, vôlei, futsal, futebol society, capoeira e surf adaptado. Juntos, os projetos representam um montante de R$ 1,2 milhão em patrocínio, para desenvolvimento na cidade.
Instituído pela lei municipal 4.455/2017, o programa prevê a captação de recursos privados para o financiamento de iniciativas esportivas. Com os novos contemplados para o ano que vem, Guarujá chega a 48 projetos já aprovados para execução, desde sua implantação.
Como funciona
Os projetos podem ser patrocinados por pessoas físicas ou empresas, que podem destinar até 20% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou 40% do ISS (Imposto Sobre Serviços) pagos anualmente ao município. A pessoa ou empresa que assumir os patrocínios poderá abater o valor do incentivo dos impostos devidos a partir de 2021.
Além disso, os patrocinadores poderão exibir sua marca em uniformes e materiais de promoção usados durante as competições pelas entidades que forem adotadas. As entidades responsáveis pelos projetos selecionados devem assumir, obrigatoriamente, 10% do valor total necessário para seu custeio. Os projetos estão orçados em R$ 50 mil cada um.
Quem deseja patrocinar projetos deve procurar as próprias instituições para obter as informações necessárias. É emitido um Certificado de Incentivo Fiscal (CIF), assinado pela Secretaria de Finanças do município, como comprovante da doação, cujo documento garantirá o abatimento nos impostos em 2021.



















