top of page
Buscar

PREFEITURA CONTRATUALIZA NOVO PROCEDIMENTO CARDIOLÓGICO COM APARELHO DE HEMODINÂMICA



Guarujá passará a realizar 54 cateterismos e angioplastias por mês em pacientes da rede municipal de saúde. A prática é resultado de um convênio da Prefeitura de Guarujá com o Hospital Santo Amaro (HSA) para a utilização do complexo de radiologia intervencionista – inédito no Sistema Único de Saúde (SUS) na Cidade e apenas o terceiro na Baixada Santista. Os primeiros procedimentos devem começar ainda nesta semana.

O intuito é garantir mais agilidade na realização do exame, que é considerado padrão-ouro na detecção e correção de anomalias no músculo cardíaco e suas coronárias, sendo fundamental na redução da mortalidade por doenças cardiovasculares na Cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), há pomais de 100 pessoas aguardando a realização do exame no Município.

Até então, todos os pacientes que precisavam realizar o procedimento eram colocados em uma fila do Governo do Estado e eram encaminhados para os dois únicos hospitais públicos da Baixada Santista que contam com o equipamento: a Santa Casa e o Hospital Guilherme Álvaro, ambos em Santos, chegando a aguardar pelo menos 30 dias para fazer o exame.

“A redução da mortalidade por doenças cardiovasculares é algo que sempre persegui como médico. A falta de um equipamento como esse infelizmente não permitiu que vidas fossem salvas no passado. Agora temos condições de mudar essa realidade”, destacou o prefeito Válter Suman, no ato da assinatura do convênio.

A Prefeitura já havia sinalizado ao Hospital Santo Amaro a intenção de contar com o serviço de hemodinâmica, ainda em abril de 2020. Para isso, realizou repasses que foram destinados à construção do complexo de radiologia intervencionista, que além de contar com as salas para a operação do aparelho, também possui banheiros, vestiários e leitos de internação e repouso para os pacientes submetidos ao procedimento.

Cateterismo - O cateterismo é um exame fundamental para detectar anomalias nas artérias coronárias e no músculo cardíaco. Costuma ser solicitado para pacientes com histórico de doenças ou que já as estejam desenvolvendo. A partir dele é possível indicar um tratamento correto e, conforme o problema encontrado, corrigi-lo ali mesmo, por meio da angioplastia com o auxílio de stent coronariano, garantindo o prolongamento da vida do paciente de forma consistente, aliado ao uso de medicações.



bottom of page