Petrobras abre 700 vagas para jovens, sendo 60 na Baixada Santista
- Carine Bernardino
- 24 de set.
- 2 min de leitura

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (23) a abertura de mais de 700 vagas para jovens aprendizes em 23 cidades. No total, 13 estados e o Distrito Federal serão contemplados. Dessas, 60 vagas nas cidades de Santos e Cubatão. O Programa Petrobras Jovem Aprendiz terá duração de 21 meses, oferecendo cursos de aprendizagem profissional básica, além de cursos técnicos. Para a formação profissional, a Petrobras conta com a parceria do Serviço Nacional da Indústria (Senai).
As inscrições estarão abertas entre os dias 6 e 12 de outubro, através do site jovemaprendizpetrobras.gruposeres.com.br. Para concorrer às vagas é preciso ter, na data de inscrição, idade mínima a partir de 14 anos e máxima de 21 anos e 7 meses. Para pessoas com deficiência, não há limite de idade máxima. Candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio devem comprovar matrícula e frequência à escola, e o curso de aprendizagem escolhido deve ser em horário distinto do turno escolar. A jornada de aprendizagem será de 4 (quatro) horas diárias, de segunda a sexta-feira, contabilizando o total de 20 (vinte) horas semanais.
Os aprendizes terão direito a carteira de trabalho assinada com salário-mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, FGTS e possibilidade de adesão opcional ao plano de previdência complementar e ao programa de atividade física da companhia. Mais detalhes sobre o edital, vagas disponíveis e cidades atendidas podem ser consultadas no link petrobras.com.br/quem-somos/jovem-aprendiz.
Na Refinaria Presidente Bernardes Cubatão serão 30 vagas em cursos de Técnico de Manutenção em Máquinas Industriais e Construtor de Edificações. Já na Unidade de Negócios da Bacia de Santos serão outras 30 vagas, mas nos cursos de Operador de Suporte Técnico em Tecnologia da Informação e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
Além de Santos e Cubatão, há vagas disponíveis em Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Linhares (ES), Vitória (ES), Betim (MG), Juiz De Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Mauá (SP), Paulínia (SP), São José dos Campos (SP), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Brasília (DF) e Três Lagoas (MS).
O programa oferece cursos de aprendizagem em áreas como instrumentação, eletricista industrial, mecânico de manutenção, assistente de logística, assistente de gerenciamento de obras, eletricista predial, encanador hidráulico, construtor de edificações, auxiliar de caldeireiro, soldador, assistente administrativo, suporte técnico em tecnologia da informação, entre outros, além de cursos técnicos em automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, mecânica, manutenção de máquinas industriais, instrumentação industrial, desenvolvimento de sistemas, petroquímica, logística, química e sistemas de energia renovável.
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz busca promover a inclusão social e entrada de talentos no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional, cumprindo os requisitos previstos na Lei de Aprendizagem.
A estatal reafirma também nesta edição seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, trazendo inovações nos critérios de seleção e o estabelecimento de cotas para grupos específicos e a adoção de um sistema de pontuações que prioriza a maior inclusão de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
Há, por exemplo, reserva de 30% de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas, 20% de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil e/ou trabalho análogo à escravidão e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa.



















