Buscar

OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA - GUARUJÁ APOSTA NA FISCALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO


A intenção da Administração é que cenas como as ocorridas no último final de semana de agosto, com a lotação nas praias em todas as cidades da Baixada Santista não ocorram em Guarujá durante o feriado prolongado.

Desde o dia 04 de setembro, Guarujá iniciou a 'Operação Independência', conjunto de ações elaborado pela Prefeitura para conter possíveis abusos durante o feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil. A estratégia do Município inclui reforço policial de 130 agentes encaminhados pelo Estado e pedágio educativo em duas das principais rotas de chegada de turistas. Além deles, participam outros 343 profissionais do Município entre Guarda Civil Municipal (GCM), Saúde, Turismo, fiscais, entre outros.

O reforço policial atua em parceria com a GCM no trabalho de fiscalização, orientação e coibição de atitudes de moradores e turistas que contrariem as medidas sanitárias indicadas para evitar a disseminação do novo coronavírus – em especial nas praias.

Já o pedágio educativo funciona nos dois principais corredores utilizados pelos turistas para acesso à Cidade: no final da Rodovia Cônego Domenico Rangoni (em frente ao Paço Municipal Raphael Vitiello) e na esquina da Avenida da Saudade com a Avenida Dom Pedro I, próximo ao Túnel Juscelino Kubitscheck, na Enseada.

O pedágio educativo disponibiliza panfletos e exibe faixas de orientação, alertando sobre o que pode ou não pode no atual cenário de flexibilização. Durante a ação estão sendo distribuídos máscaras faciais alertando sobre a obrigatoriedade da utilização e as implicações causadas a quem desrespeitar a medida – entre elas o impedimento em acessar estabelecimentos e transporte público.

O que pode e não pode nas praias

É permitida somente a prática de esportes que não envolvam contato físico no calçadão, faixa de areia e no mar. Caminhada, corrida, surf, stand-up, natação, futevôlei e beach tennis são alguns exemplos.

Atividade que possa causar aglomerações segue vedada: colocar cangas, guarda-sóis e outros objetos na faixa de areia.

Está liberado o trabalho dos ambulantes, desde que respeitando todas as normas de higienização e distanciamento.

Horários e regras para os comércios

Segue sendo austero os cuidados profiláticos exigidos de quem abrir as portas para receber o público. A começar pela lotação máxima, em geral, restrita a 40% da capacidade total. Confira:

· Comércio de rua: das 10 às 18 horas (de segunda a sábado)

· Shoppings: das 14 às 22 horas (todos os dias)

· Bares, restaurantes e similares: das 11 às 19 horas ou das 16 à 0 hora (todos os dias)

Estado e município se unem para evitar multidões nas praias

A Polícia Militar destinou reforço de cerca de 400 agentes que estão atuando durante o feriado prolongado, na Baixada Santista. Segundo a corporação, o efetivo está sendo apoiado por um esquadrão do Regime da Cavalaria, um pelotão das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), do 2º Batalhão de Choque e de dois helicópteros Águia. A medida ocorre após um fim de semana de praias lotadas na região, com registro de aglomerações e não uso de máscaras.

Além do feriado do Dia da Independência, em 7 de setembro, a Prefeitura de Santos se mostrou preocupada com o feriado da padroeira - Nossa Senhora do Monte Serrat, celebrado no dia 8. Os agentes da Prefeitura estão atuando na fiscalização de aglomerações de pessoas e do uso de máscaras, por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Governo do Estado confirmou o apoio aos nove prefeitos da região, em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), no dia primeiro de setembro. Os prefeitos mostraram preocupação depois do dia 30 de agosto, quando mais de 200 mil veículos desceram a Serra e lotaram as praias, por isso solicitaram uma operação especial na orla das cidades durante este feriado prolongado, com o envio de policiais militares de outras regiões para apoiar o efetivo local e as guardas municipais.

#OperaçãoIndependencia #Guarujá #Aglomeração #LotaçãonasPraias

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial