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IDEB 2019: GUARUJÁ REGISTRA SEU MELHOR RESULTADO DA HISTÓRIA


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, no último dia 15, divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Os dados apontam que a rede municipal de ensino de Guarujá tem seu melhor índice da história relativo ao ensino fundamental II. Neste nível de ensino (6º ao 9º ano), a Cidade apresentou índice de 5,4 no Ideb do ano passado, o melhor desde que o Índice passou a ser medido em Guarujá, em 2005.

Os dados demonstram também que Guarujá ultrapassa a meta nacional, projetada em 4,9, superando também o índice médio atingido pelo Estado de São Paulo, de 5.2.

Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. É calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, que é anual.

Guarujá conta com 12 escolas de ensino fundamental II com alunos de 9º ano. Deste total, nove atingiram suas próprias metas, sendo que sete superaram as metas estabelecidas pelo Inep para 2019, atingindo, inclusive, índices previstos apenas para 2021.

“O resultado é muito satisfatório. Atingimos ótimos índices, com muitas escolas batendo as metas de 2019, inclusive alcançando metas estipuladas para o próximo Ideb em 2021”, analisa o Prefeito de Guarujá, Válter Suman.

De acordo com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer – Sedel, o resultado é atribuído a algumas das ações desenvolvidas, tais como: o Plantão Pedagógico, Hora do Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) nas unidades, aulas “D”, aplicação de simulados, orientações técnicas para as equipes gestoras, acompanhamento pedagógico bimestral detalhado por unidade, formações aos orientadores de ensino e professores, repasse aos alunos dos resultados obtidos em avaliações, entre outras atividades.

“Para o próximo Ideb, a Prefeitura pretende ampliar as formações aos professores, projetos de leitura, além da intensificação do uso das novas tecnologias e ferramentas, para que seja mais um resultado positivo”, complementou o secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, José Roberto Galvão.


Ensino fundamental I

O resultado divulgado também inclui os anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental. Para este nível de ensino, Guarujá superou a meta projetada para o Ideb 2019: o projetado era 6,0 e o Município alcançou 6,1. Das unidades de fundamental I com índices observados, 13 escolas atingiram a meta de 2019 e nove atingiram as metas previstas apenas para 2021.


Evolução - Guarujá - Fundamental II

2005 – 3,8

2007 – 3,7

2009 – 3,7

2011 – 4,2

2013 – 3,9

2015 – 4,8

2017 – 5,2

2019 – 5,4

Baixada Santista tem desempenho positivo

As cidades da Baixada Santista conseguiram também melhorar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio e ainda superaram a meta estipulada para 2021. A maioria dos alunos de Ensino Médio estão matriculados em escolas estaduais. Apenas Cubatão conta com Ensino Médio na rede federal, mas essa nota não foi divulgada pelo Inep.

O subsecretário de Articulação Regional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Henrique Pimentel Filho, garante que os dados de desempenho do Ensino Médio das escolas estaduais são positivos e que a rede estadual fez esforço no ano passado para os alunos participassem do Ideb.

Pimentel ainda explica que outra novidade importante, que auxiliou na melhoria dos indicadores, foi a implementação de programas de reforço e recuperação em escolas da Baixada Santista.

Agora, a Secretaria de Educação continua trabalhando para manter a consistência desse avanço, o que pode ser um desafio devido à suspensão das atividades presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Para o subsecretário, o ensino remoto está dando certo, mas o apoio do professor em sala de aula faz falta em alguns casos.

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