top of page
Buscar

HOJE EM BRASÍLIA - PREFEITO SUMAN E DEPUTADA ROSANA VALLE SE REÚNEM COM AUTORIDADES



O Aeroporto Civil Metropolitano da Baixada Santista ficou mais perto de sua implantação, após encontro realizado nesta terça-feira (3) no prédio do EMAER, Estado Maior da Aeronáutica. A reunião de trabalho teve a participação de todos os agentes públicos envolvidos no projeto.


O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno recebeu a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) e o prefeito de Guarujá, Valter Suman (PSB). Estiveram presentes também o presidente da Infraero, Tenente-Brigadeiro do Ar, Hélio Paes de Barros, o diretor de outorgas e patrimônio da Secretaria de Aviação Civil (SAC) John Weber Rocha, além de outras autoridades.


O motivo da reunião foi alinhar os procedimentos e condutas para viabilizar o registro na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que dependerá de uma vistoria ao término da obra. Na exposição, os técnicos da prefeitura apresentaram as três fases da implantação do aeroporto que prevê desde a regularização do cadastro na ANAC, a emissão de Licença Ambiental para permitir as operações de aeronaves de pequeno porte, até a certificação para voos comerciais regulares com aeronaves de maior porte (737-700, 737-800, A319 e A320).


“É difícil entender porque até agora, uma região estratégica como a Baixada Santista, que tem o maior porto do País, não tenha ainda um aeroporto. Temos a chance de complementar ali os modais ferroviário, rodoviário e marítimo com o aeroviário”, disse o Brigadeiro Damasceno, Chefe do Estado Maior da Aeronáutica.


A reunião serviu também para levar o pedido da prefeitura de extensão do prazo de uso da área provisória que pertence a Base Aérea. “Esse pleito é para uma melhor adequação dos projetos. Perdemos alguns meses em consequência da pandemia, atrasando as etapas”, considerou o prefeito de Guarujá Valter Suman. O Comando da Aeronáutica ficou de estudar a demanda com os outros outros órgãos do Governo ligados à Aviação.


“Estamos vendo o esforço e a parceria do Governo Federal para que essa luta de décadas seja vencida. Por parte da cidade, as exigências ambientais estão sendo cumpridas. As licenças, que são de responsabilidade do Estado de SP (CETESB), não podem atrasar ou impedir mais uma vez, a implantação de projetos que permitirão o desenvolvimento e a geração de empregos em toda a região”, essa foi a fala da deputada federal Rosana Valle durante a reunião.

Comments


bottom of page