Guarujá reforça protagonismo ambiental com novo secretário de Meio Ambiente e Mudança Climática
- Carine Bernardino
- 3 de nov.
- 1 min de leitura

Fazer de Guarujá uma referência em sustentabilidade e protagonista em questões ambientais na Baixada Santista — com impacto positivo além das fronteiras do país — é a meta da Prefeitura com a posse do novo secretário de Meio Ambiente e Mudança Climática, Rodrigo Fernandes.
Doutor em Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernandes assumiu o cargo na última sexta-feira (31), em um dia simbólico para a cidade: a Praia do Tombo conquistou, pela 16ª vez consecutiva, o selo internacional Bandeira Azul, reconhecimento mundial de excelência em gestão ambiental e turismo sustentável.
Entre os novos desafios da pasta está o de ampliar esse feito. A meta, já antecipada pelo prefeito Farid Madi (Pode) em entrevista recente a A Tribuna, é alcançar a certificação da Praia do Guaiúba, vizinha à do Tombo, que reúne condições ambientais e estruturais favoráveis à obtenção do selo.
Concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), organização não governamental com sede na Dinamarca, o selo Bandeira Azul avalia 38 critérios distribuídos em quatro eixos: qualidade da água, educação e sinalização ambiental, segurança e gestão ambiental.
Atualmente, a Praia do Tombo é a única do Estado de São Paulo a ostentar esse reconhecimento internacional.
“Esse resultado nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, nos desafia a ir além. A Bandeira Azul não é um ponto de chegada, mas uma inspiração para buscarmos novas certificações e ampliar o compromisso ambiental de Guarujá”, destacou o secretário Rodrigo Fernandes.



















