top of page
Buscar

GUARUJÁ REALIZA CATETERISMO E ANGIOPLASTIA EM PACIENTES DA REDE MUNICIPAL



Guarujá começou a realizar cateterismo e angioplastia em pacientes da rede municipal nesta terça-feira (5) no Hospital Santo Amaro (HSA). Antes, todos os munícipes que necessitavam dos procedimentos eram colocados em uma fila do Governo do Estado, chegando a aguardar pelo menos 30 dias para fazer o exame em outros hospitais públicos na região.

Serão realizados 54 procedimentos mensalmente a pacientes ambulatoriais e de emergência da rede municipal. A novidade é fruto de uma contratualização entre a Prefeitura e o HSA para utilização do complexo de radiologia intervencionista.

“É um sonho realizado. São cerca 170 pessoas aguardando a realização desse exame na Cidade. Certamente conseguiremos acabar com a fila em alguns meses e, o que é mais importante, salvar muitas vidas”, destaca o prefeito Válter Suman.

Investimento do Município

A Prefeitura já havia sinalizado ao Hospital Santo Amaro a intenção de contar com o serviço de hemodinâmica na rede pública, ainda em abril de 2020. Para isso, realizou repasses que foram destinados à construção do complexo de radiologia intervencionista, que além de contar com as salas para a operação do aparelho, também possui banheiros, vestiários e leitos de internação e repouso para os pacientes submetidos ao procedimento.

O cateterismo é um exame fundamental para detectar anomalias nas artérias coronárias e no músculo cardíaco. Costuma ser solicitado para pacientes com histórico de doenças coronarianas ou que já as estejam desenvolvendo.

A partir dele é possível indicar um tratamento correto e, conforme o problema encontrado corrigi-lo ali mesmo, por meio da angioplastia com o auxílio de stent coronariano, garantindo o prolongamento da vida do paciente de forma consistente, aliado ao uso de medicações.


bottom of page