Guarujá lidera reforço da Operação Verão 2025/2026 na Baixada Santista
- Carine Bernardino
- há 13 horas
- 2 min de leitura
Guarujá será o município com o maior reforço policial durante a Operação Verão 2025/2026, que será oficialmente aberta na próxima quinta-feira (18), em Praia Grande. A cidade contará com 469 policiais militares e 41 viaturas, integrando o maior esquema de segurança já montado para a alta temporada no litoral paulista.
A operação segue até 20 de fevereiro e tem como objetivo garantir mais segurança durante o período de maior fluxo turístico, quando a população flutuante aumenta significativamente, especialmente nas praias, rodovias e áreas de grande concentração de pessoas.
Reforço se estende a toda a Baixada Santista.
Além de Guarujá, as demais cidades da Baixada Santista também receberão reforço no policiamento. Praia Grande contará com 411 policiais militares e 61 viaturas; São Vicente terá 364 agentes e 38 veículos; e Santos receberá 314 policiais e 30 viaturas extras.
Itanhaém terá 219 PMs e 28 viaturas; Mongaguá contará com 200 policiais e 27 veículos; Peruíbe terá 198 agentes e 27 carros; Bertioga receberá 187 policiais militares e 20 viaturas; enquanto Cubatão contará com o reforço de 54 policiais e 11 veículos.
Efetivo ampliado e uso de tecnologia
Ao todo, a Operação Verão 2025/2026 mobilizará 2.416 policiais militares e 283 veículos nas nove cidades da Baixada Santista. Considerando também o Vale do Ribeira, o efetivo chega a 2.643 policiais e 317 viaturas, representando aumento de efetivo, equipamentos e tempo de operação em relação à temporada anterior.
O policiamento será concentrado principalmente nas praias, rodovias e locais com grande circulação de pessoas, como os eventos de Réveillon e Carnaval. A operação também prevê o uso ampliado de tecnologias, como drones, terminais portáteis de dados, integração com o sistema Muralha Paulista e um projeto piloto de câmeras embarcadas em viaturas da Polícia Militar em Santos.
Operação terá período maior e mais agentes nas ruas
Em comparação com a Operação Verão 2024/2025, houve crescimento de cerca de 10% no efetivo, aumento no número de viaturas e ampliação do período de atuação em 16 dias.
No verão passado, a operação resultou em mais de mil prisões, apreensão de armas e drogas e redução nos índices de roubos, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública. De acordo com a Polícia Militar, o reforço é fundamental para garantir a segurança na alta temporada, quando a população da região pode chegar a quase 3 milhões de pessoas nos períodos de maior movimento.


















