top of page

GUARUJÁ INTENSIFICA AÇÕES CONTRA A DENGUE

  • Foto do escritor: JORNAL DA CIDADE LITORAL
    JORNAL DA CIDADE LITORAL
  • 12 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Além dos bairros, os pátios municipais passam por mutirão de limpeza com objetivos de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.




ree

Com o objetivo de interromper a transmissão do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Guarujá elaborou um cronograma de ações que contemplam diversos bairros da Cidade até o início de abril.

Os agentes passarão pelo Vitória Park, Jardim Brasil, Santo Antônio, Santa Rosa, Jardim Progresso, Maré Mansa e Prainha.

O trabalho consiste na retirada de criadouros durante as vistorias casa a casa, e, em locais com casos confirmados, bloqueio de nebulização com uso de inseticida. Para isso, são utilizadas máquinas costais e veiculares, sendo as últimas conhecidas popularmente como ‘fumacê’.

Para que a nebulização ocorra com sucesso, os moradores devem colaborar com alguns cuidados, como permanecer dentro de casa no momento da ação, deixar portas e janelas abertas, colocar animais no fundo da casa, cobrir alimentos (inclusive de animais) e utensílios que estiverem em cima do fogão, entre outros.

Segundo a coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, o apoio dos munícipes é essencial no combate à dengue. “A população deve fazer a sua parte e se atentar principalmente aos quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus. Também é muito importante receber os profissionais em casa para obter mais orientações”, reforça.


Atendimento

Quem estiver com suspeita de dengue, zika ou chikunguya deve procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima e deve comparecer também a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (Usafa) para realizar o exame de sorologia. Dessa forma, o Setor de Combate às Endemias será notificado.


Pátios

Os pátios municipais que abrigam veículos apreendidos em Guarujá estão passando por um mutirão de limpeza. A ação tem como principal objetivo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. No total, três pátios vão passar por vistorias. Durante a ação são realizadas limpeza, roçagem, desratização e organização do terreno em geral. A parte externa também recebe serviços de limpeza e roçagem.

A cada 15 dias, os pátios passarão por inspeção dos agentes de controle de endemias que monitoram a área. Todos os depósitos que contenham água são cuidadosamente examinados, além de receber tratamento com larvicida.


A Prefeitura conta com um canal de denúncias. Para informar alguma situação ou tirar dúvidas, a população pode ligar para o número (13) 3341-6569.

 
 
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Jornal da Cidade - logotipo

Rua Joel Nascimento Santos, 119

Jardim Santa Maria, Guarujá/SP - CEP 11432-140

Telefone: (13) 99733.4035

silvia-santanna@hotmail.com 

bottom of page