top of page
Buscar

GUARUJÁ ESTÁ PREPARADA PARA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID


Guarujá comemorou no dia 15 de janeiro, o Dia de Santo Amaro (padroeiro da Cidade). Para falar sobre a importante data, entrevistamos com exclusividade o prefeito Válter Suman, que abordou também temas sobre vacinação contra a Covic-19, continuidade dos trabalhos, eleições 2022, além da conquista da evolução e desenvolvimento para a cidade.

A primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro aconteceu em 1545 – dois anos após o batismo da ilha. Durante 300 anos, a devoção a Santo Amaro deu-lhe a condição de Padroeiro da Cidade. E em 5 de janeiro de 1949, a data foi instituída como feriado municipal.

Este ano a data, que permanece como feriado municipal, foi bastante diferente por conta da pandemia de Covid-19.


Jornal da Cidade – O que celebrar no dia do padroeiro da Cidade?

Valter Suman - Agradecer a Deus pelas bençãos que tem concedido a nossa Cidade. Mesmo em tempos de adversidades tivemos capacidade de enfrentá-las, superamos muitos desafios e nunca perdemos o foco do nosso plano de trabalho que é: “Cuidar da cidade e das pessoas”.


JC – O prefeito inicia 2021 com um novo mandato, o que podemos esperar desse novo ano e ciclo?

VS – Trabalho, trabalho... Não nos afastarmos jamais dos cinco pilares que sustentam uma Cidade que busca desenvolvimento econômico e justiça social. São eles: cidade bem cuidada, paz política, segurança jurídica, planejamento e solidariedade. Creio que esse exercício será uma constante também ao longo de nosso segundo mandato.


JC - O senhor acredita numa mudança a partir da vacinação contra a Covid-19? A população de Guarujá pode ter segurança de que o plano de vacinação está bem estruturado?

VS - Guarujá se destaca por sempre atingir as metas de vacinação em todas as campanhas, bem como está sim estruturada para esse novo tempo de vacinação contra a Covid-19. Nossos profissionais da secretaria de saúde estão muito focados na grande responsabilidade que é atender nossa população com acolhimento, humanização e competência. A vacina com certeza trará mais paz e vida a todos.


JC – Então o senhor acredita que em 2022 teremos um 15 de janeiro diferente deste ano. De que forma ele será?

VS - Sou otimista por natureza, sonho junto com todos o sonho que irá se realizar de um 2021, onde o mundo estará quase que se libertando de um tempo que alterou todas as rotas e planos em todas as áreas da convivência humana. Teremos sim, se Deus quiser, um 2021-2022 onde a palavra “saúde” será muito celebrada.


JC - Em 2022 teremos eleições. Guarujá precisa de deputados estadual e federal, para poder ter apoio e trazer mais verbas estaduais e federais. Como o senhor está atuando politicamente nesse tema essencial para a Cidade, tendo-se em vista que o mundo e a administração não podem se limitar à importante questão da pandemia? Deputados significam, inclusive, mais atenção das autoridades para a Cidade.

VS - Se existe algo triste para um gestor é não poder contar com representantes da sua terra, nas Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Com certeza estarei envidando todos meus esforços para que possamos contar com representatividade eleitas por Guarujá e Vicente de Carvalho, aptos para ajudarem nossa Ilha de Santo Amaro. Creio que temos condições de eleger dois deputados estaduais e um federal. Só que, se houver um número muito grande de candidatos apenas com foco no oportunismo político futuro, com poucas ou nenhuma chance, iremos nos dividir - uma vez que todas as eleições muitos candidatos de outras regiões e que pouco ajudam o Município, acabam também por minarem a nossa chance de elegermos gente de nossa terra. Casa dividida não fica de pé. Ou nos unimos de verdade ou o próximo gestor terá que ficar passando o chapéu, se humilhando, se constrangendo nos gabinetes em Brasília e em São Paulo.


JC – Algum outro tema relevante o senhor gostaria de destacar para o leitor?

VS - Uma cidade somente conquista a evolução, o crescimento, a justiça social, a prosperidade se efetivamente fortalecer suas consciências de saúde pessoal, saúde coletiva, ambiental, cidadania, generosidade e solidariedade. Peço todos os dias para que continuemos a ser merecedores da graça e benção de Deus sobre nossa Ilha de Santo Amaro.




bottom of page