top of page
Buscar

GUARUJÁ ESTRUTURA PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19


A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, inicialmente, cerca de 40 mil pessoas sejam vacinadas na Cidade

A Prefeitura de Guarujá está com a sua rede municipal de saúde estruturada para dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, inicialmente, cerca de 40 mil pessoas sejam vacinadas na Cidade.

Na última semana, a Secretaria de Saúde realizou uma orientação técnica aos profissionais da rede municipal de saúde, sobre a logística da campanha de vacinação contra a covid-19 na Cidade. A ação foi ministrada pela Vigilância Epidemiológica e direcionada aos gerentes das unidades de atenção básica, de urgência e emergência, além de hospitais.

O Município pretende disponibilizar à população 22 postos - sendo 20 deles fixos. Os 20 postos fixos deverão ser distribuídos entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas), e outros dois postos serão volantes, inicialmente, nas sedes da Guarda Civil Municipal (GCM), no Jardim Helena Maria e em Vicente de Carvalho. Haverá a vacinação de pacientes acamados assistidos pela rede municipal de saúde, conforme agendamento prévio.

De maneira preventiva, a Secretaria já havia adquirido cinco câmaras de refrigeração para o armazenamento de até 800 doses cada. O Estado comunicou que as doses serão encaminhadas ao Município semanalmente, pela central de distribuição estadual.

Ainda não é possível especificar qual será esse quantitativo e quando a primeira remessa deverá chegar a Guarujá. Por outro lado, a Prefeitura dispõe de insumos suficientes, entre agulhas e seringas, para iniciar a campanha. O Estado já sinalizou que enviará novos itens que garantirão o término da ação.


Estimativa

A Prefeitura prevê que numa primeira etapa, serão 27.115 idosos e outros 10.701 profissionais de saúde a serem imunizados dentro do público-alvo prioritário estabelecido pelo Governo do Estado. O Município aguarda diretrizes para definir se prosseguirá com o Plano de Vacinação Estadual ou Nacional. O detalhamento da campanha será divulgado em momento oportuno pela Prefeitura.



bottom of page