GUARUJÁ USA NOVO INSETICIDA CONTRA À DENGUE
- JORNAL DA CIDADE LITORAL
- 31 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Guarujá começou a utilizar um novo inseticida para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. De forma estratégica, o produto será aplicado somente em locais com casos confirmados da doença, durante as ações de bloqueio de nebulização.
O novo inseticida, denominado Cielo, foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e substitui o Malathion. Os benefícios proporcionados pelo novo produto variam desde a composição ativa até a aplicação. O Cielo é composto por imidacloprida e prateletrina e vem pronto para uso, em Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido popularmente como ‘fumacê’.
Os agentes de controle de endemias receberam treinamento para utilizar o novo produto. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Guarujá, o Aedes aegypti ainda não possui resistência a essa substância, o que garante mais eficácia nas aplicações, e não apresenta risco à saúde humana.
Dede de janeiro até o momento, 234 casos de dengue foram confirmados no Município. No primeiro semestre de 2019, foram 227 casos confirmados.