Guarujá registra forte queda nos acidentes de trabalho no primeiro quadrimestre de 2025
- Carine Bernardino
- 23 de jun.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Guarujá registrou uma redução expressiva nos acidentes de trabalho entre janeiro e abril deste ano. De acordo com relatório divulgado pelo Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho, foram notificadas 30 ocorrências no período, sendo que 94% dos casos já foram totalmente caracterizados como relacionados às atividades laborais — apenas uma ocorrência segue em análise.
Um dos destaques do levantamento é a queda mês a mês no número de casos, passando de 13 registros em janeiro para apenas dois acidentes em abril, sinalizando o avanço das ações preventivas adotadas pela gestão municipal.
Tipos de acidentes e gravidade
Do total de registros, 26 foram acidentes típicos, ocorridos no ambiente ou função de trabalho, e quatro foram classificados como acidentes de trajeto. Não houve notificações de doenças ocupacionais, nem acidentes sem lesão (ASL) ou ocorrências fatais.
Dos casos apurados:
17 servidores não precisaram ser afastados;
10 tiveram licenças médicas de até 15 dias;
Apenas três exigiram afastamento superior a 15 dias, sendo dois de trajeto e um típico.
Acidentes de trajeto
Nos casos de trajeto, houve equilíbrio entre os acidentes envolvendo deslocamento a pé e uso de motocicleta, o que acende um alerta para a necessidade de cuidados reforçados nesses perfis de locomoção. Entre as lesões registradas, os dados mostram um quadro de baixa gravidade: apenas um caso de ferida aberta, dois com fraturas e os demais com torções, luxações ou ferimentos superficiais.
Indicadores dentro dos padrões ideais
As taxas de frequência e gravidade calculadas seguem os padrões estabelecidos pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O índice de gravidade mais alto registrado foi de 110, valor bem abaixo do limite de 500, considerado como “muito bom”. Já a maior taxa de frequência foi de 10,60, também dentro da faixa ideal (até 20).
Estrutura em evolução
Segundo o secretário de Gestão Administrativa, a Prefeitura tem promovido reestruturações no setor de Segurança do Trabalho, além de melhorias na Casa de Apoio ao Servidor e no atendimento da Medicina do Trabalho.
“Estamos estruturando esses serviços para atender toda a demanda dos servidores municipais, promovendo qualidade de vida e incentivando a responsabilidade individual com a segurança. Isso contribui para maior produtividade sem comprometer a saúde dos profissionais”, afirmou.