Guarujá é a primeira cidade da Baixada Santista com iluminação 100% LED
- JORNAL DA CIDADE LITORAL
- 27 de jun.
- 3 min de leitura

Guarujá acaba de se tornar a primeira cidade com iluminação 100% LED da Baixada Santista. A marca foi atingida neste mês de junho e significa mais de 41 mil pontos de luz instalados em todas as regiões da Cidade e seus 39 bairros formalizados.
O anúncio da boa nova foi feito pelo prefeito municipal na noite da última quinta-feira (26), durante a inauguração da nova iluminação das ciclovias das avenidas Lydio Martins Correa e Antenor Pimentel, ambas no bairro Morrinhos. O evento integra a programação especial pelos 91 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá, comemorados em 30 de junho.
A realização significa não só um simples avanço tecnológico, mas principalmente o aprimoramento da segurança na Cidade e economia aos cofres públicos. Isso porque as lâmpadas LED substituem as antigas, de coloração amarela, que são de vapor de sódio.
Comparando as duas tecnologias, as lâmpadas LED oferecem maior eficiência energética, proporcionando mais luminosidade com um consumo menor de energia. Sem contar que, por emitirem menos calor, diminuem ainda mais o risco de curto-circuito e, por consumirem menos energia, também são mais sustentáveis, porque reduzem consideravelmente elementos poluentes e contaminantes, diminuindo os impactos ambientais.
As lâmpadas usadas em Guarujá variam de tamanho e potência, sendo instaladas conforme a necessidade da localidade. Em geral, vão de 50 até 150 watts de potência. As mais modernas, já utilizadas na Cidade, inclusive, são 50% mais econômicas que as disponíveis no mercado há cinco anos.
Trabalho de modernização continua
Alcançar o feito de iluminar uma cidade inteira com tecnologia LED não significa o encerramento de um trabalho. Agora, o foco está inteiramente voltado à manutenção do parque de iluminação da Cidade.
De acordo com o secretário de Operações Urbanas de Guarujá, uma lâmpada LED perde gradativamente a capacidade de iluminação, passando de uma luz branca para uma tonalidade mais amarelada e iluminando menos, até deixar de atender sua função.
“Esse ciclo de vida útil pode durar até cinco anos, exigindo um patrulhamento permanente para garantir a substituição de lâmpadas periodicamente. Esse é o foco a partir de agora”, destaca o titular da Seurb.
Reforço
Além de manter o parque de iluminação funcionando em sua integralidade, a prioridade será, também, reforçar pontos de luz em localidades consideradas estratégicas.
Exemplo disso é a Avenida Dom Pedro I, na Enseada, que no último mês de abril recebeu 696 novas lâmpadas, sendo 476 de 70 watts nas laterais, em substituição a antigas luminárias, ou cobrindo áreas que antes não contavam com iluminação adequada. No canteiro central, voltadas às faixas de rolamento, agora são 110 luminárias de 150 watts, além de outras 110 de 70 watts para a ciclovia.
Também neste ano, a Prefeitura já realizou o mesmo trabalho na Prainha Branca e na Vila Baiana, regiões que agora também têm iluminação 100% LED. A região do Centro, em Pitangueiras, igualmente recebeu nova iluminação em vias perpendiculares à Avenida Leomil, além do Caminho do Mar, em frente à Praça das Bandeiras.
“Investir em iluminação LED é promover ainda mais eficiência com economia de recursos, exatamente o lema que imprimimos na administração da Cidade. Sem falar nos benefícios que isso traz para aumentar a sensação de segurança da população” define o prefeito.
“Estamos com números excelentes na redução dos índices de criminalidade e vamos investir ainda mais em tecnologia, tanto nas lâmpadas LED quanto em outros equipamentos, para conseguir índices ainda melhores”, garante.