Guarujá é a cidade com melhor saldo na geração de empregos da Baixada Santista em dezembro
- 8 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Retomada
Dados do Caged apontam que o Município fechou o último mês de 2020 com saldo positivo de 570 vagas de emprego com carteira assinada
Guarujá alcançou o maior índice da Baixada Santista na geração de empregos em dezembro. É o que apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no final de janeiro pela Secretaria Nacional do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia. O Município fechou com saldo positivo de 570 vagas de emprego, resultado da diferença entre admissões (1.351) e demissões (781).
O levantamento mostra que o setor de serviços empregou 769 pessoas na Cidade. Em segundo lugar, aparece o comércio, com 506 novas admissões. O panorama é reflexo de um trabalho consistente da Prefeitura de Guarujá, que vem diminuindo o passivo da empregabilidade com uma série de iniciativas fomentadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep).
Entre as ações, destaca-se o atendimento do Sebrae e do Banco do Povo, que foram mantidos presencialmente durante a pandemia. A Sedep também criou uma alternativa remota, através do Whatsapp, para fornecer orientações sobre formalização como microempreendedor individual (MEI), obtenção de alvará, cursos, entre outros.
Para auxiliar os empreendedores a superar o momento de crise, foram oferecidos cursos on-line de capacitação para diversos setores essenciais, como ambulantes, quiosqueiros, prestadores de serviço e comerciantes. Cerca 500 munícipes foram qualificados.
“Já iniciamos o ano com variadas ações que visam fomentar o nosso mercado, atrair novos empreendimentos e capacitar micro e pequenos empreendedores. Nosso intuito é estabelecer, cada vez mais, um ciclo virtuoso de desenvolvimento com geração de emprego e melhores oportunidades de negócios”, reforça o titular da pasta, Rogério Rudge Lima Netto.
Segundo o secretário, Guarujá já havia iniciado 2020 com retomada de empregos, depois de sete anos consecutivos de resultados negativos, quando da chegada da pandemia, que prejudicou a economia no mundo todo. Para Lima Netto, esse resultado já refletia as medidas adotadas pelo Município a partir de 2017.
















