Governo de SP recebe quatro propostas para concessão das travessias litorâneas e do interior
- Carine Bernardino
- há 3 horas
- 1 min de leitura

Leilão será realizado nesta quinta-feira (13), na B3, e prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões em 20 anos
O Governo do Estado de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (10) quatro propostas para a disputa da concessão do sistema de travessias por balsas e barcas do Litoral e do Interior. O leilão está marcado para esta quinta-feira (13), às 16h, na B3, em São Paulo.
O projeto, estruturado na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), prevê investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos. Entre as melhorias estão a modernização completa das embarcações, terminais e sistemas operacionais, com o objetivo de ampliar a eficiência e o conforto dos usuários.
As empresas e consórcios que apresentaram propostas foram: Acqua Vias SP/Internacional Marítima, Comporte Participações, CS Infra e o Consórcio Travessias SP, formado pelas empresas CLD Construtora, Biancar Serviços e Locações, Camila Navegação e Transporte, Engemais Empreendimentos e Participações, F. Andrei Neto e Raff Geração e Comércio de Energia Elétrica.
O sistema de travessias sob concessão abrange 14 ligações fluviais, que transportam anualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos, sob regulação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
No Litoral, o pacote inclui as rotas Santos–Guarujá, Santos–Vicente de Carvalho, Bertioga–Guarujá, São Sebastião–Ilhabela, Cananeia–Continente, Cananeia–Ilha Comprida, Cananeia–Ariri e Iguape–Jureia. Também estão previstas travessias na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba.
O contrato será o maior já firmado para o setor de travessias do Estado, e deve marcar uma nova etapa na operação dos serviços, com foco em eficiência, sustentabilidade e inovação.














