Buscar

EM GUARUJÁ, GRUPOS PRIORITÁRIOS PRECISAM SE VACINAR CONTRA A GRIPE


Como você deve saber, ainda não existe uma vacina específica contra o novo coronavírus. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de se vacinar contra a gripe comum – Influenza vírus H1N1, A e B.

Em Guarujá, a Campanha de Vacinação contra a Gripe ainda não atingiu a meta de 90% da cobertura vacinal para grupos prioritários de crianças de 2 a 5 anos e adultos de 55 a 59 anos. Apesar disso, a dose também está disponível para a população em geral.

Especialistas alertam sobre a necessidade da imunização durante uma pandemia, mesmo que a vacinação não deixe imune ou protegido da Covid-19. Nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários - idosos, gestantes, crianças menores de 6 anos, a vacinação previne as doenças que podem ser desencadeadas pela gripe e fortalecem o sistema imunológico. Ou seja, ela oferece maior proteção para pessoas que estão predispostas a se infectar com patógenos oportunistas ou aquelas que estão com o sistema imune debilitado.

No caso, por exemplo, de uma pessoa infectada pelo coronavírus, mas que tenha sido vacinada contra a gripe. A imunização evita uma sobrecarga do sistema imunológico em caso de infecção pela Covid-19, uma vez que o paciente estará protegido contra o vírus Influenza (gripe) e seu organismo terá que lutar contra o coronavírus. Além do mais, estudos já mostraram que o imunizante é extremamente seguro e eficaz, além de reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença.

Na Cidade, a campanha de vacinação segue até o dia 30 deste mês. Basta comparecer a um dos 20 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), que estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver).

Até o momento, foram 147.993 pessoas vacinadas em Guarujá. A Cidade atingiu 90% da cobertura para idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, professores, puérperas e gestantes.


Vacinação contra o sarampo

Segue até dia 31 de outubro, a campanha de vacinação contra o sarampo. O objetivo é imunizar pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos, que terão a carteira de vacinação avaliada pelos profissionais da saúde.

A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, é contraindicada para gestantes, bebês com menos de 6 meses e pessoas imunodeprimidas. Até o momento, 7.925 pessoas foram vacinadas contra o sarampo em Guarujá, desde o início da campanha, em julho.


#SaúdeGuarujá #PrefeituradeGuarujá #Guarujá #Vacinaçãocontragripe #Sarampo