top of page
Buscar

EDUCAÇÃO FAZ BUSCA ATIVA PARA INSERIR ALUNOS NO “ENSINO REMOTO”


Mesmo com quase 80% dos estudantes da rede municipal com acesso ao Projeto de Ensino Remoto – seja através da plataforma online ou pela retirada das atividades impressas – Guarujá realiza um forte trabalho, chamado de busca ativa, para inserir os 20% que ainda não fazem parte da iniciativa.

Por isso Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) desenvolveu um conjunto de medidas, com objetivo de inserir ao Projeto um total de 5.664 alunos, identificados pela busca ativa.

Informação através dos canais de comunicação da escola, como grupos de Whatsapps e Facebook; contatos telefônicos; pesquisa em redes sociais, visitas domiciliares através de profissionais da escola, de pessoas da comunidade, e apoio de outros equipamentos; motoboys; bikeboys/bikegirls faixas; comunicados pelo bairro, e até cartas-convocação são alguns dos recursos utilizados neste processo.

As ações são conduzidas por profissionais da Secretaria. Os protocolos estabelecidos se baseiam na importância de atualização dados cadastrais dos alunos como contatos telefônicos, nome dos responsáveis e endereço.

Nas escolas, a medida funciona por meio de monitoramento e intervenções junto às famílias dos alunos que não apresentam frequência, no Ensino Remoto, no sentido de evitar o abandono escolar. Por meio da busca ativa, é feito o contato e orientação às famílias sobre procedimentos do acesso digital ou retirado de material impresso disponibilizado pelas unidades.

Também é realizada a manutenção do aluno já inserido no Projeto, em que são verificadas questões que envolvem possíveis perdas de conectividade, entre outras situações que precisam ser identificadas para garantir a reintegração desse estudante.

Após o cumprimento dos protocolos da busca ativa inicial, os equipamentos protetivos, órgãos e dispositivos do Município poderão, inclusive, ser notificados com relação às crianças e adolescentes que ainda não acessaram a proposta do ensino remoto.


Comments


bottom of page