'DEZEMBRO VERMELHO' INCENTIVA AO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE DA AIDS
- JORNAL DA CIDADE LITORAL

- 4 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Guarujá iniciou um conjunto de ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e deu início à Campanha Dezembro Vermelho, dedicada à conscientização para diagnóstico e tratamento precoce desta e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foi inaugurado o primeiro Centro de Testagem e Aconselhamento Móvel (CTA) do Município.
O veículo, adquirido com recursos do Ministério da Saúde, possui salas para realização da testagem e de aconselhamento, para anuncio e orientação após o resultado. Com o novo serviço, Guarujá passará a realizar ações de testagens de forma itinerante, não só durante o ‘Dezembro Vermelho’.
A Campanha estadual Fique Sabendo, que tem programação até o dia 7. O tema 'Fique Sabendo – Faça o teste da Aids e da Sífilis' visa impactar o público que nunca realizou o exame, em especial os jovens. Por conta da pandemia da covid-19, houve uma redução na procura por diagnóstico dessas infecções. A média mensal caiu em aproximadamente 50%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Durante todo o ano, todas as unidades de Saúde do Município ofertam os testes rápidos para HIV e sífilis, mas durante este mês de dezembro a ação é intensificada e levada para outros locais, além das unidades. Elas também contarão com ações de orientação na sala de espera e a distribuição de preservativos.
O foco será em promover o acesso ao teste, ampliando assim o número de pessoas que conhecem seu status sorológico, condição fundamental para que a infecção não passe adiante. Com um diagnóstico rápido e o início do tratamento aumentam consideravelmente a qualidade e a expectativa de vida de uma pessoa infectada.





















