Buscar

CORONAVÍRUS - PREFEITO REPUDIA ESTADO POR INCLUSÃO DE GUARUJÁ NA ZONA DE ALERTA MÁXIMO



A Prefeitura de Guarujá por meio de nota e do prefeito Válter Suman em depoimento em suas redes sociais, repudiaram a inclusão da Cidade na Zona 1 (Alerta máximo), de acordo com a classificação por nível de risco criada pelo Governo do Estado de São Paulo para o coronavírus.

Para a Administração Municipal essa é uma posição inaceitável e injusta, pois impõe a Cidade a uma situação de engessamento, desesperança e frustração, até uma ameaça de retrocesso em relação as ações implantadas. “Não concordamos, isso não condiz com a verdade, não condiz com as medidas estabelecidas até aqui. Nós refutamos veementemente a inclusão do Município em um alerta de risco”, ressaltou o prefeito.

O parecer do prefeito foi reforçado na nota encaminhada à imprensa: “Conseguimos manter até hoje, um franco diálogo com associações de classe e o Ministério Público (MP). Temos tomado medidas austeras e efetivas desde fevereiro, sendo a primeira cidade do Estado de São Paulo a adotar um plano de contingência para pacientes com sintomatologia respiratória, publicado em Diário Oficial em 19 de fevereiro. Implantamos barreiras sanitárias em sete pontos da Cidade, que já impediram a entrada de mais de 20 mil veículos. Praias interditadas, inúmeras ações educativas e preventivas, montagem de hospital de campanha, aumento do número de leitos de UTI e enfermarias, leitos de isolamento em UPAs, carretas de triagem, câmaras de higienização e estações de lavagem das mãos, adaptação de unidades ambulatoriais para leitos próprios para Covid, alojamento provisório para pessoas em situação de rua, entre diversas outras medidas”.

De acordo com a Prefeitura, a Cidade está entre os maiores índices de isolamento social do Estado ao longo das últimas 10 semanas. “Aumentamos substancialmente o número de testagens e, com isso, obtivemos a identificação de mais casos. Não estamos assistindo pessoas agonizando à espera de leitos de UTI ou atendimento médico. Porque nos planejamos e agimos. Estamos, até o momento, com o controle das rédeas dessa pandemia no Município, não estamos sob alerta máximo, temos o controle absoluto e o equilíbrio de nossa capacidade hospitalar instalada, frente à evolução da pandemia, o que nos permite a flexibilização de setores segundo definição municipal. Nossos indicadores são devidamente avaliados e conferidos” disse o prefeito.

O posicionamento do Governo Municipal ressalta o diálogo contínuo com o MP local, inclusive com documentos encaminhamos cujos dados nos permitem o enquadramento até mesmo na Zona 3 (Amarela). De acordo com Válter Suman, o Município vai tomar as medidas cabíveis para ter sua real condição reconhecida por todas as autoridades.

“Estamos em diálogo permanente com todos os setores, finalizando nosso plano de retomada econômica, gradual e sensata, sempre com base em dados técnicos, científicos e epidemiológicos” reafirmou o prefeito.

#VálterSuman #JoãoDoria #EstadoDeSãoPaulo #Covid19 #BaixadaSantista #Guarujá #PrefeituradeGuarujá

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial