CONDESB ANUNCIA AMPLIAÇÃO DE TESTAGEM E NOVOS LEITOS
- JORNAL DA CIDADE LITORAL

- 27 de nov. de 2020
- 3 min de leitura

Os nove prefeitos da Baixada Santista se reuniram pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). O encontro foi motivado pelo avanço dos casos de Covid-19 e internações causadas pela doença.
Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e porta-voz do conselho, anunciou que os convênios firmados com o estado e com a União relacionados ao enfrentamento da Covid-19 têm duração até o fim de dezembro. Ele afirmou que estão sendo encaminhados pedidos aos governos estadual e Federal para que os convênios sejam prorrogados até março de 2021, para o funcionamento de hospitais de campanha e habilitação de leitos exclusivos para a doença, por exemplo.
O presidente do Condesb também anunciou a ampliação da testagem para Covid-19 em todas as cidades da região. "Há uma grande demora na emissão dos resultados", explicou. Atualmente, o resultado dos exames fica pronto entre 20 e 30 dias após a coleta dos materiais.
Os recursos do Estado serão pleiteados com o objetivo de contratar, na rede privada, laboratórios da região para realizarem os exames. Sobre medidas restritivas devido ao aumento do número de internações por Covid-19 em Santos, o prefeito afirmou que, no momento, as medidas de fiscalização sanitárias serão intensificadas. "O que vai acontecer nos próximos dias é fruto do coletivo", disse, ao afirmar que é preciso auxílio da população seguindo os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde.
Guarujá antecipou as ações preventivas

Em Guarujá, na semana passada o prefeito reeleito Válter Suman já antecipou novas estratégias de conscientização e cuidados para conter um novo crescimento da Covid-19 na Cidade. Foi realizado na Cidade um pedágio educativo com distribuição de máscaras para quem passou o feriado prolongado no Município.
Um discreto aumento no número de atendimentos nos complexos de triagem montados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rodoviária e de Vicente de Carvalho já foi sentido, o que motivou a ação por parte do Município. O quadro de internações no Município é estável e distante do pico registrado em meados de junho, mas a situação inspira cuidados, por isso o estado de alerta.
“Precisamos conscientizar a todos que não dá para baixar a guarda. Já é possível observar o aumento de casos e internações de maneira significativa em muitas cidades. Por isso, é fundamental intensificarmos as ações educativas para evitar um novo pico na Cidade”, afirma o chefe do executivo.
O percentual de ocupação de leitos Covid (públicos e privados) no Município equivalente a 48% no dia 19 de novembro. Porém, já registra um aumento em relação ao percentual do início do mês, quando a ocupação era de 29%.
De acordo com diagnóstico da Sala de Situação, órgão técnico da Sesau que monitora e sugere ações a serem tomadas na Cidade conforme com a dinâmica da pandemia, os percentuais de ocupação permanecem distantes de um cenário de superlotação.
Para frear uma nova onda de contaminação, o Município manterá todas as iniciativas de combate à pandemia do novo coronavírus, ativas desde o mês de março.
Entre elas estão as estações de higienização, espalhadas nos principais pontos de circulação de pedestres; os complexos de triagem de pacientes que apresentem sintomatologia compatível; e a manutenção da maioria dos leitos destinados exclusivamente para o tratamento da doença na rede municipal – 118 ao todo para adultos, sendo 45 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 73 de enfermaria.
Também foram definidas diretrizes quanto ao atendimento pré-hospitalar, entre elas a de testagens, sempre de acordo com a quantidade de dias de sintomas informadas pelo paciente, a fim de otimizar a utilização dos dois principais exames existentes para detectar a presença da doença – mais de 30 mil munícipes já foram testados.



















