top of page
Buscar

CIDADE AUMENTA MAIS DE 500% EM TESTAGENS


Guarujá aumentou exponencialmente a capacidade de testagem do tipo RT-PCR nos últimos três meses. Em agosto, foram realizadas 287 coletas de secreção da região nasofaríngea com swab. Já durante o mês de novembro, o número superou as 1.900 amostras. Isso representa um crescimento de 562% em pacientes testados na Cidade.

Uma procura maior por parte da população e a disponibilidade de testes são os principais fatores para explicar o aumento percentual. O número de testagens também caminha ao lado do crescimento das confirmações, registrado especialmente no mês anterior. Isso porque quanto mais pacientes são submetidos ao exame, maior também se torna a chance de positivações.

Se comparado ao mês de outubro, o número de atendimentos nos complexos de triagem montados pela Prefeitura em frente às Unidades de Pronto Atendimento de Vicente de Carvalho (Av. São João, 111 – Paecará) e Dr. Matheus Santamaria, mais conhecida como PAM da Rodoviária (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio), cresceu em novembro. A média diária de pacientes passou de 181 para 259. Isso representa 43%.

A maior parte dos testes são realizados nos complexos de triagem. Eles foram montados para atender de forma exclusiva os pacientes que buscarem atendimento emergencial com sintomas compatíveis com a covid-19.

Nos espaços, os pacientes contam com consultórios específicos para atendimento médico, tendas individuais onde podem fazer a coleta de swab nasal, soroterapia e oxigenação.

O único pré-requisito para a realização de qualquer um deles é ser sintomático. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, o ideal é que somente seja submetido ao exame RT-PCR ou teste rápido o paciente que estiver ou que tenha tido algum sintoma compatível com a covid-19.

Na presença de sintomas, o munícipe deve dirigir-se preferencialmente a um dos dois complexos de triagem nas principais UPAs da Cidade. E, de acordo com o tempo de sintomas, o médico indicará qual exame é o mais adequado para a identificação ou não da presença do vírus que causa a covid-19.

O RT-PCR é solicitado especialmente na fase aguda dos sintomas, entre o terceiro e sétimo dia.


Komentar


bottom of page