Buscar

CENTRO PAULA SOUZA APRESENTA PROTOCOLO PARA VOLTA ÀS AULAS NAS ETECS E FATECS


O Centro Paula Souza (CPS) apresentou o protocolo sanitário para a retomada em agosto das aulas práticas presenciais de cerca de 30 mil alunos nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). No dia 14 de julho, o Governo do Estado de São Paulo autorizou a volta antecipada das aulas práticas nas instituições de ensino Técnico e Superior, que estejam em regiões há 14 dias na fase amarela da quarentena.

“A partir de meados de agosto, alunos concluintes de cursos que exijam aulas práticas em laboratório terão prioridade no retorno. Os concluintes representam 10% do total de matriculados. Cada unidade de ensino vai decidir se essa retomada é possível, considerando também a exigência de que a região onde fica localizada esteja há 14 dias na fase amarela do Plano São Paulo”, segundo a instituição.

Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A instituição administra 223 Etecs e 73 Fatecs em 322 municípios, com mais de 300 mil alunos.

Além das recomendações gerais estipuladas pelo estado como volta com capacidade de 35%, uso obrigatório de máscara, distanciamento social e limpeza de ambientes, o Protocolo Sanitário da CPS também prevê outras medidas como: A instalação de tapetes antibacterianos para a higienização de calçados; a instalação de placas de acetato como divisórias nas mesas de laboratório; o uso de lousas e quadros apenas quando os docentes tiverem pincéis e apagadores de uso pessoal e a orientação dos alunos para que não levem material no formato físico para a instituição de ensino, dando prioridade ao uso de arquivos digitais.

Atualmente há sete regiões do estado na fase amarela do Plano SP, inclusive a Baixada Santista que entrou na fase amarela, no dia 10 de julho, portanto os municípios da região podem retomar aulas presenciais em cursos livres.


Rede estadual voltará em setembro, com rodízio de alunos

A previsão do governo é de que toda rede de ensino no Estado volte a ter aulas presenciais no dia 8 de setembro. No entanto, haverá critérios para este retorno. Como a permanência de todas as regiões do estado por 28 dias seguidos na fase amarela (ou superior) do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena.

O anúncio da estabilização das áreas na fase amarela (ou superior) será no dia 4 de setembro. Será necessário que as redes pública e privada apresentem protocolos de planejamento para o retorno as aulas.

A volta será feita em esquema de rodízio de alunos definido pelas próprias escolas e dividida em três fases de retomada: Primeira fase somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia; segunda fase: até 70% dos alunos poderão frequentar as escolas a cada dia e terceira fase: 100% dos alunos podem voltar às salas de aula.


#CentroPaulaSouza #ETEC #FATEC #GovernodoEstadodeSP

Posts recentes

Ver tudo

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial