CANOS ROMPEM E TÚNEL DA VILA ZILDA É NOVAMENTE INTERDITADO
- JORNAL DA CIDADE LITORAL

- 15 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Sete dias após a última intervenção, a precariedade das últimas obras veio à tona, rede de esgoto rompeu e o asfalto ruiu. A Prefeitura notificou a Sabesp.
No dia 06 de janeiro, Guarujá vivenciou um verdadeiro caos no trânsito da Cidade, resultado da interdição da Sabesp ao Túnel Juscelino Kubistchek – Vila Zilda/Vila Júlia, para a realização de uma obra emergencial na rede de esgoto. A precariedade das recentes obras realizadas veio à tona, a rede de esgoto rompeu e o asfalto ruiu levando mais uma vez a interdição do local – importante acesso viário da Cidade.
O Jornal da Cidade mais uma vez questionou a Sabesp, e assim como aconteceu quando da primeira ocorrência, não obtivemos respostas objetivas sobre os questionamentos encaminhados à assessoria da concessionária.
A diretora da Sabesp, Mônica Ferreira do Amaral Porto, também foi acionada pelo Jornal da Cidade e não respondeu às perguntas sobre o novo estouro da tubulação de esgoto da Sabesp no Túnel da Vila Zilda. Apenas disse que seriam encaminhadas ao setor de comunicação da empresa. O mesmo que já não havia respondido os questionamentos anteriores. O jornal tentou saber o que realmente está acontecendo no local e se existe o risco de uma tragédia ainda maior.
Por meio de nota para a imprensa, a Sabesp comunicou que as equipes foram direcionadas emergencialmente no dia 14, ao Túnel onde houve o rompimento da tubulação que integra o sistema de esgoto da Cidade. De acordo com a empresa, em razão da complexidade dos trabalhos, será preciso seguir com os serviços nos próximos dias. O serviço para conserto e substituição da tubulação de esgoto rompida deverá ser concluído, com liberação do trânsito, até a manhã da próxima terça-feira (19/1) - pedestres e bicicletas têm passagem livre.
Enquanto a Prefeitura de Guarujá informou, também por nota, que por conta das fortes chuvas registradas durante a noite do dia 14 e o rompimento dos dutos de esgoto, as equipes técnicas das secretarias de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam) vistoriaram, avaliaram as condições do túnel e da tubulação que integra o sistema de esgoto da Cidade. De acordo com o material divulgado pela Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente emitiu notificação à Sabesp sobre o ocorrido. No entanto, procurado pelo jornal, o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidney Aranha, não retornou o contato.
Ao contrário do secretário Aranha, o prefeito Válter Suman, como sempre, atendeu prontamente nossa reportagem e se colocou à disposição para prestar todos os esclarecimentos.
Restou à população, que paga a conta de água e esgoto todos os meses, continuar prejudicada e sem informações concretas da Sabesp e do secretário Aranha. Para a população de Guarujá, motoristas e moradores dos bairros próximos, restaram mais uma vez, o congestionamento, a perda de tempo e falta de respeito por parte da concessionaria para com os consumidores.



















