top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Guarujá reduz para 58% as internações por Covid-19


Guarujá apresentou redução de 58% em número de internações por covid-19 em leitos públicos em comparação com o início de abril. O número de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também caiu em 52%. Os dados foram colhidos entre o dia 2 de abril e no dia 29 de abril.

No dia 2 de abril, a Baixada Santista ainda estava em lockdown, havia 167 pessoas internadas nos leitos públicos destinados para a covid-19 em Guarujá, sendo que 50 delas estavam em UTI. No dia 29 de abril, o Estado passou para a fase de transição, o Município tinha 69 pacientes internados em leitos públicos. Destes, 24 ocupam leitos de UTI – 58% e 52%, respectivamente, em relação a 2 de abril.

Entre março e início de abril, o Município estava cada vez mais próximo de um colapso, mesmo após uma rápida ampliação na oferta de assistência no mesmo período. A Cidade agiu rápido. De 23 de março para cá, foram criados 20 leitos no Hospital Santo Amaro (HSA), 10 de enfermaria e outros 10 de UTI, e implantado um Hospital de Campanha em Vicente de Carvalho, com capacidade para até 50 leitos de baixa e média complexidade.

As próximas quedas significativas a serem observadas devem se dar nos números de casos e óbitos. Isso porque o tempo entre a contaminação, incubação do vírus, manifestação dos sintomas e a evolução a óbito, quando é o caso, é de cerca de 30 dias.


Retomada

Guarujá retorna gradativamente a receber turistas com sua habitual rede de hospitalidade e suas generosas praias. Aos poucos, surgem notícias boas para aqueles que querem viajar e, também, receber visitantes. A Cidade possui a maior oferta de hotéis do litoral paulista e atrativos para todos os gostos. A presidente do GC&VB – Visite Guarujá, Maria Laudenir Oliveira, a Lau, está confiante em mais esse sinal da retomada.


Pacto pela vida


Dom Tarcísio Scaramussa, bispo da Diocese de Santos, apresentou o ‘ Manifesto Pacto pela Vida na Baixada Santista’ e reconheceu o esforço dos prefeitos da região no combate à pandemia. Salientou que é necessário “unir forças em um pacto de toda a sociedade” e recriminou a resistência e o negacionismo que ainda perduram em alguns setores da sociedade. “O Pacto pela Vida na BS é uma iniciativa apartidária para ajudar na constituição de políticas públicas necessárias e em todas as formas de conscientização nesse momento de drama da pandemia” disse.


Regrediram

Estudo indica que o impacto na aprendizagem causado pela pandemia da Covid-19 é maior entre alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública estadual. A avaliação foi aplicada pelo CAEd/UFJF, em estudantes do 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental e a 3º série do Ensino Médio, no início do ano letivo 2021, da Secretaria Estadual da Educação.


Estado em alerta

A alta nos casos de dengue e Chikungunya no Estado de São Paulo coloca em alerta autoridades sanitárias. Em todo o estado de São Paulo, foram 23.200 casos de dengue e 9 mortes neste primeiro trimestre.


Estado em alerta 2

Quanto à Chikungunya, houve 882 casos e nenhuma morte - o número representa alta de 268% em relação ao ano inteiro de 2020, com 240 confirmações. Em relação à Chikungunya, não houve registro no primeiro trimestre de 2020 e neste ano foi 1 caso. Sobre a situação de Guarujá, leia mais na Página 6.


Bem estar animal

Vereadores aprovaram o Projeto de Lei de autoria do Vereador Carlos Eduardo Vargas (PTB), que estabelece a “Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem estar dos animais”, no Município de Guarujá. A adoção diminui a quantidade de animais nos abrigos e abre vagas para que outros animais sejam resgatados.


Sustentabilidade


Os setores da Prefeitura de Guarujá terão prazo de 90 dias para se adequar, entretanto este prazo poderá ser prorrogado até o término do contrato de aquisição dos materiais que estão atualmente em uso. Isso porque, foi sancionada a lei que visa a substituição de copos e recipientes descartáveis destinados ao consumo de bebidas e alimentos, por copos e recipientes feitos de material comprovadamente biodegradável, em todos os setores. O projeto é do vereador Naldo Perequê.


bottom of page