top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Com a nova realidade da pandemia, prédio da Unaerp poderia ser um hospital público


A Unaerp ocupa terreno e prédio públicos sem licitação, com renovação de contrato antecipada até o ano de 2047, não paga IPTU nem aluguel e cobra mensalidades dos alunos.




No primeiro mandato, o prefeito Válter Suman conseguiu derrubar o monopólio de 50 anos da Translitoral (Viação Guarujá), um tabu. Outra conquista foi a contratualização com a Sabesp, que também aguardava décadas. No segundo mandato, espera-se com certa naturalidade e certeza, que o prefeito dê utilidade correta e justa para o terreno e prédio públicos ocupados pela Unaerp – Guarujá. A Unaerp é particular, cobra mensalidades da população (alunos) e ocupa o espaço sem pagar aluguel e IPTU, também há décadas. Tudo sem licitação, com antecipação de renovação de contrato de forma administrativa, sem transparência e publicidade, feita em 31 de dezembro de 2014, em plena véspera de ano novo, no governo Antonieta, até 2047. Isso aconteceu quando a diretora da Unaerp, Priscilla Bonini, era secretária de Educação da Prefeitura, num possível conflito de interesse entre o público e o privado. OAB, Ministério Público e Prefeitura precisam dar respostas para a sociedade.

Com a pandemia, a população necessita de um hospital público, ou que o lugar seja ocupado para atender pacientes carentes, no caso da pandemia voltar com força. Mesmo com a Unaerp no local, há espaço de sobra para a Prefeitura requisitar e instalar lá um Hospital de Campanha para pacientes SUS. Agora, mais forte, com 75% dos votos nas urnas, o prefeito será praticamente obrigado a utilizar aquele espaço em benefício da população que o reelegeu. Ou, ao menos, obrigar que a Unaerp pague imposto e um aluguel justo, decente. A Unaerp também tem a opção de alugar ou comprar imóvel e ter sua sede própria em Guarujá, como fazem todas as empresas privadas.

......................

Túnel da Vila Zilda 2


Já o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidney Aranha, não só não respondeu nossa reportagem, como ignorou nossa mensagem enviada. Nem a diretora da Sabesp, Dra. Mônica Porto, fez tão pouco caso com a população leitora do jornal. Ela não respondeu as nossa perguntas. Entretanto, respondeu aos nossos Whatsapp, e pediu para uma assessora ligar de imediato para o jornal.


Túnel da Vila Zilda 3

Estranho, logo o Aranha, que sempre lutou e criticou a Sabesp, não responder a um veículo de comunicação sério sobre o tema. O secretário não quer se envolver, se expor? Não quer melindrar a Sabesp? Não quer defender o governo ao qual pertence? Curioso um governo ter um prefeito que se expõe, responde a questionamentos difíceis e um secretário que, aparentemente, prefere se esconder.


Sem medo

Em contato com o diretor de Trânsito e Transporte Alexandre Cabanas, ele informou ao JC que, em decorrência do novo problema da obra da Sabesp, o setor está utilizando 100% da equipe nas ruas para amenizar o problema.


Chefe de Gabinete



Presidente do PSB de Guarujá na eleição e reeleição de Suman, Fabrício Henrique, continuou titular como secretário chefe de Gabinete da PMG. Na campanha, ele, juntamente com os secretários Capitão Venâncio e Cláudio Rodrigues, pediram exoneração dos cargos para coordenarem a campanha vitoriosa de reeleição. Todos voltaram para os seus cargos em seguida. Entretanto, com mais cacife político e confiança do chefe.



São Vicente

Devido à pandemia, a tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente não ocorrerá no formato original, na praia, com grande público e elenco. A Encenação 2021 será apresentada no formato de uma web série em cinco capítulos, destacando os bastidores do espetáculo. O primeiro capítulo do documentário será lançado no dia 18 de janeiro, às 20 horas, no YouTube da TV Primeira e também nas redes sociais da Prefeitura.


Menotti ou Fabiano?

“Cesar Menotti e Fabiano realiza show no Procópio Ferreira. Público foi reduzido devido ao distanciamento social”. Foi com essa legenda que a redação do JC recebeu uma foto com alguém parecido com a dupla sertaneja. Ao aproximarmos a foto, notamos que, na verdade, era a foto do atual secretário de Cultura, o ex-vice-prefeito Renato Pietropaolo, que parece muito com a dupla. Brincadeiras à parte, boa sorte ao novo Secult.


Suman: 3 deputados

Em entrevista exclusiva para o Jornal da Cidade (na página 3), o prefeito de Guarujá, Dr. Válter Sumam (PSB) informou que pretende tentar fazer com que a cidade eleja três deputados.


Suman: 3 deputados

Ele acredita que, se houver união, Guarujá tem eleitorado para eleger dois deputados estaduais e um federal. O prefeito ainda disse que, sem deputado, fica muito mais difícil trazer recursos para a Cidade. O prefeito também destacou a importância dos atuais deputados que representam a Baixada e Litoral.


Medicina solidária


A médica psiquiatra, Dra. Daniela Samico, durante a pandemia em 2020, não trabalhou ajudando a população somente como médica. Influente, auxiliou com doações de empresários e amigos, instituições públicas e privadas da cidade. Discreta, ela não fala sobre o tema.


Barra Funda

A Praça da Biquinha, na Barra Funda em Pitangueiras, volta e meia está na mídia. No local acontecem muitas coisas, outras, nem tanto. Foi o que ocorreu no final e início de ano quando baderneiros tentaram fazer do local um centro de “Pistão”. Os moradores se revoltaram.


Barra Funda 2

Em vários contatos para o JC, eles pediam apoio na divulgação para a solução do problema. O JC fez contato com o comando da PM e Prefeitura. As coisas melhoraram. A Associação do bairro não fez nenhum ofício, mas garantiu que o presidente também mandou Whatsapp para a PM. Continuamos de olho. Juntos contra os baderneiros.


Telefone mudo

Não são poucos os apoiadores ou incentivadores do vereador reeleito Edilson Dias (PT), a reclamar de falta de atenção do ex-presidente. Formadores de opinião e pessoas dos bairros dizem que Edilson não atende nem retorna contatos. Nem de pessoas que não querem pedir nada. Para ser deputado, assim, fica difícil.


Presidente

Apresentador da emissora de tv assistida e odiada do país, Luciano Huck parece querer ser mesmo candidato a presidente do Brasil. Entre as principais “qualidades” do possível candidato está apresentar o programa de assistencialismo Caldeirão do Huck, além de ser casado com a também apresentadora Angélica.


Eficácia da CoronaVac

Uma palhaçada. Só assim para definir a questão do anúncio dos números de eficácia da CornonaVac, pelo Instituto Butantã. Primeiro, falou-se no “limiar dos limites apontados pela OMS”. Pegou mal. Ai, falou-se em “100%, depois em cerca de 70%” e, nos números oficiais, a realidade que o Butantã escondeu desde o início: 50,38% de eficácia. Ou seja, meio a meio.


Eficácia da CoronaVac 2

Os próprios cientistas dizem que é melhor 50% de eficácia do que nada, o que é uma realidade diante da pandemia que o país atravessa. Entretanto, o erro foi politizar a vacina.


Eficácia da CoronaVac 3

O governador João Doria (PSDB) de olho no Planalto, virou garoto propaganda da CornaVac. Do outro lado, o presidente Jair Bolsonaro, beirando a irresponsabilidade, andou sem máscaras e fez de tudo para dar um mau exemplo para a população. Na briga entre o mar e a pedra, quem apanha, como sempre, é o marisco (povo).


Doidão deputado?

Em entrevista exclusiva ao JC na edição passada, o novo presidente da Câmara de Guarujá, Jose Nilton Doidão, disse que não era o momento de falar em ser ou não candidato a deputado no ano que vem. Entretanto, com o apoio de onze vereadores que o elegeram presidente, nos bastidores, já se fala que, nos bairros, Doidão é um nome dado como certo nas urnas eletrônicas de 2022. Aguardemos.


Novo secretário


Durante praticamente os quatro anos do primeiro mandato do governo Suman, Alex Monteiro (formado em direito e em história), andou com o prefeito quase em tempo integral, como adjunto de governo, vistoriando obras e sendo os olhos de no andamento dos trabalhos. De confiança, leal e fiel ao prefeito, ele também é trabalhador, Alex foi nomeado secretário de Operações Urbanas.

Secretário Seduc



O novo secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, é formado em história, com especialização em geopolítica. É carismático e possui facilidade para trabalhar em grupo. Ele foi bem na secretaria de Cultura e é a aposta do prefeito Válter Suman, e da primeira-dama Edna Suman (é amigo pessoal dos dois) para a Educação, a maior em quantidade de funcionários e orçamento. Suman procurava alguém de confiança, leal e trabalhador para a pasta.






bottom of page