top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO


Guarujá lança campanha de conscientização #QuarentenaNãoÉFérias



O prefeito de Guarujá Válter Suman foi para areia da praia junto com sua equipe alertar os banhistas sobre a necessidade do isolamento social e os perigos do novo coronavírus (Covid-19). Médico, o prefeito fez questão de interferir diante da presença de inúmeros frequentadores de todas as idades, de crianças a idosos.

A ação aconteceu com o apoio de agentes da Defesa Civil Municipal, da Guarda Civil Municipal e de funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau) e se repetirá nos próximos dias, com a ajuda de carros de som e distribuição de panfletos informativos. A cidade ainda produziu 120 faixas de alerta para a necessidade do isolamento social, que serão afixadas nas praias e também nos bairros.

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Litoral (Sinhores), o índice de ocupação nos hotéis de Guarujá no último fim de semana chegou a 70%. Para este (dias 21 e 22), apesar dos alertas e todas as medidas restritivas, ainda há índice de 15% de reservas.

Até o momento, a cidade não possui nenhum caso confirmado da doença. A Secretaria de Saúde monitora 21 pessoas consideradas suspeitas, que estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado do teste laboratorial, realizado exclusivamente pelo Instituto Adolfo Lutz. A maioria dos pacientes possui histórico de viagem à China ou Itália.


Travessia

O Dersa vai mudar a travessia Santos/Vicente de Carvalho a estratégia prevê o uso de quatro lanchas no horário de pico. Com a capacidade máxima garantida é possível aumentar a frequência de viagem e diminuir o número de pessoas nas embarcações. Fora do horário de pico, serão disponibilizadas três embarcações. A lancha Paecará (capacidade de 728 pessoas), a Itapema (capacidade de 185 pessoas), LS 03 e LS 04 (ambas com capacidade de 370 pessoas) terão seu embarque limitado. A Paecará irá transportar 220 usuários e a Itapema passará a permitir 80 pessoas. As duas LS passam a permitir 160 usuários cada. Em Santos e Guarujá, a travessia de ciclistas nas balsas será limitada a 150 usuários por viagem.


Vacinação

O Governo de São Paulo anunciou que a vacina contra a gripe será oferecida gratuitamente em farmácias a partir do dia 13 de abril. A campanha de vacinação contra o influenza começa na próxima segunda-feira (23) nos postos de saúde. A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas médicos destacam que é importante que a população esteja imunizada contra a gripe comum para facilitar o diagnóstico do novo vírus.


Linha de crédito

O Governo de SP anunciou o lançamento de uma linha de crédito especial para empresas dos setores de turismo, economia criativa e comércio. O valor total do crédito já disponível para os empresários do estado é de R$ 500 milhões. O objetivo é conter os efeitos do coronavírus na economia de São Paulo. Foi também anunciado que as delegacias de polícia vão funcionar em regime especial. O atendimento ao público será mantido apenas para registro de crimes graves.


População atenta

A Defesa Civil de Santos informou que as chuvas fortes devem continuar atingindo a cidade nos meses de abril e maio. Em nota divulgada pela prefeitura, a previsão é que em abril o volume de chuvas seja superior a 222,1 mm, média histórica do mês, e em maio superior a 165 mm. De acordo com a nota, as condições do tempo são influenciadas pela fase negativa da oscilação antártica, variabilidade climática que tem favorecido a circulação do ar polar no hemisfério sul, dando suporte ao aparecimento de frentes frias.


População atenta 1

Apesar disso, de acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, a previsão mostra que embora ultrapasse a média histórica, o volume de chuvas em abril e maio não deve ser tão alto como em fevereiro e março. Entretanto, a população deve continuar atenta.


Porto operando

Uma reunião realizada nesta semana definiu que os portos do Estado de São Paulo, incluindo o porto de Santos continuará operando normalmente. A decisão veio após o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão elaborar um documento solicitando a paralisação total das operações pelo período instituído de quarentena pelos órgãos do governo federal, estadual e municipal. De acordo com o presidente Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Regis Prunzel, a reunião envolveu o sindicato dos trabalhadores e discutiu medidas para que as operações continuem normalmente e de maneira segura. De acordo com Prunzel, foram discutidas várias iniciativas e várias recomendações serão divulgadas para os operadores e terminais. Para que a situação seja analisada periodicamente, foi criado um comitê de crise.


Fundação Casa

Para combater a Covid-19, o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade nas unidades da Fundação Casa, pelo prazo de 30 dias, prorrogáveis, se necessário. Os adolescentes, internados provisoriamente, que sejam gestantes e lactantes e aqueles portadores de doenças que possam ser agravadas com a Covid-19, deverão ser colocados em liberdade, pelo juízo competente, mediante comunicação do diretor da unidade da Fundação Casa. Segundo o tribunal, os adolescentes apreendidos em flagrante deverão ser colocados em quarentena, ou seja, em local separado dos demais, pelo período mínimo de dez dias, na própria unidade da Fundação Casa.


Bem estar animal

O setor de zoonoses da Prefeitura de Santos distribuiu 60 coleiras repelentes para cães que vivem no Morro do Marapé. Trata-se de um projeto-piloto contra a leishmaniose visceral, destinado ao local com maior índice de transmissão da doença, com oito casos registrados no ano passado, e um em 2020. As coleiras têm como efeito afastar o mosquito-palha que, infectado, transmite a doença ao animal. O produto tem duração de quatro meses. Aos moradores das casas visitadas, nas ruas 6, 7 e 8, foram distribuídos recibos da coleira para troca. Também foram entregues folhetos com orientações de cuidados e medidas de proteção para os próprios animais e pessoas.


Bertioga contra sarampo

Após a confirmação de 31 casos de sarampo em Bertioga, a Secretaria de Saúde do município reforçou a importância da vacinação contra a doença. A campanha oficial de vacinação encerrou no dia 13, mas segundo a secretária de Saúde, Simone Papaiz, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda possuem muitas doses para distribuição.



bottom of page